Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

11 outubro 2012

Inspeção veicular em S Paulo

Acabei de fazer a inspeção do meu Fiat do século passado (anno 1999) na Controlar. A inspeção veicular em S Paulo é rápida, eficiente, e barata. Bom trabalho da prefeitura de S Paulo. Comparação, em Massachusetts a inspeção anual é feita em postos de gasolina, e custa o dobro. Aqui foi necessário montar toda a estrutura das inspeções - acredito que os responsáveis avaliaram corretamente que a inspeção descentralizada feita em oficinas mecânicas já existentes não iria funcionar. O preço está bem razoável.

@sgoldbaum me indica que o contrato da empresa responsável pelo programa Controlar está sob investigação, que não é claro que o programa melhorou a qualidade do ar, e que há distorções no programa.

Capacidade técnica a empresa tem: agendamento e inspeção são eficientes. Nem todos os carros são cobertos, mas a qualidade do ar tem melhorado apesar do aumento do número de carros circulando. Para garantir isso a inspeção é indispensável, porque um carro irregular polui mais do que centenas ou milhares de carros com equipamento antipoluição adequado. O prefeito Kassab está certo em declarar que o programa beneficia a saúde do cidadão, conforme citado no artigo acima.

Quanto ao resto das acusações do Ministério Público, não sei. Boa parte são filigranas legais, que não interessam nem a mim nem ao cidadão comum, embora sirvam para gerar emprego para advogados e polemistas políticos. Contrato perfeito no Brasil não há, nem negócio público insuspeito. Os promotores que apresentem suas denúncias, os advogados da prefeitura que preparem contratos rigorosamente dentro da lei, o ministério público que investigue irregularidades, e os juízes que decidam - cada um faz seu trabalho. Uns defendem a saúde do cidadão, outros servem ao lobby dos automóveis, e outros só querem aparecer.

Como cidadão, o que me interessa é que no total geral o programa é bom e barato. 

Nenhum comentário: