Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

31 outubro 2012

Currículo da Poli - engenharia elétrica

Como os leitores desse blog podem saber, a Poli está discutindo currículos de graduação. A proposta de flexibilização que mencionei foi aprovada em algumas instâncias. Aproveitando as mudanças curriculares, os diversos cursos dentro da engenharia elétrica querem unificar os currículos até o 3o ano, o que considero bom.

O problema é que cada departamento enxerga a unificação do currículo como uma oportunidade para introduzir as disciplinas lecionados por seus docentes para um número maior de alunos. A discussão já está demorando muito e foca exclusivamente conteúdos que os departamentos querem que sejam ensinados em sala de aula. Com isso, chegamos a uma proposta na qual o 2o e 3o ano tem mais de 28 créditos de aula por semestre, tendo sido eliminado o espaço para as disciplinas eletivas e os interessantes laboratórios de práticas de eletricidade, cursos focados em projetos dados aos alunos de 2o ano.

Hoje um professor disse que "os alunos da Poli não têm maturidade para tomar decisões, e por isso temos que fornecer currículos extensos e rígidos para eles". Disse o que quis, ouviu o que não quis. A verdade. E a verdade dói. Com isso, ganhei um inimigo, ou mais. Mas isso não vem ao caso.

O que quero pedir aos alunos e ex-alunos que me leem é que identifiquem das matérias na tabela abaixo as que mais necessitam ser removidas do currículo proposto. Notem que algumas são velhas conhecidas, enquanto outras são metástases de disciplinas desfuncionais. Em alguns casos o conteúdo é óbvio, em outros fica como lição tentar adivinhar exatamente. Para cada disciplina, as recomendações podem incluir "considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos", "elimine do currículo", "pode virar optativa", "pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase", ou outras recomendações.

As discussões estão tendo quase nenhuma participação estudantil - na verdade a 1a vez que vejo alunos foi hoje, porque eu estava dando uma prova na sala de computadores ao lado e alguns dos meus alunos vieram escutar e deram algumas opiniões. Então a opinião de alunos e ex-alunos é fundamental. Me respondam nos comentários por favor.

Notem que são 28 matérias se eu contei certo, portanto 4 semestres inteirinhos para serem comprimidos em 2 anos, nos quais ainda deveriam caber os assunto básicos como físicas e matemáticas, além de eletivas e disciplinas de projeto.


Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Grupo 5
Grupo 6
Eletromag.
Circuitos I
Intro. Eletrônica
Sistemas Digitais I
Sistemas e Sinais
Química
Ondas e Linhas
Circuitos II
Eletrônica I
Sistemas Digitais II
Controle
Energia Meio Amb.
Conversão
Lab. Circuitos I
Lab. Eletrônica I
Lab. Digital
Lab. Controle
Intro. Eng. Elétr.
Lab. Conversão
Lab. Circuitos II
Lab. Eletrônica II
Algor. e Estrut.
Intro. Redes e Com.
Res. Mat.

Variáveis Compl.

Lab. Programação

Fen. Transp.

Circuitos III




15 comentários:

Papai disse...

- Grupo 1
Eletromag.: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos. No entanto, precisa-se rever o 'overlapping' com a disciplina de Física III.

Ondas e Linhas.: pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase E pode virar optativa.

Conversão: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos.

Lab. Conversão: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos.

- Grupo 2
Circuitos I: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Circuitos II: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Lab. Circuitos I: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Lab. Circuitos II: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Variáveis Compl.: pode virar optativa (Variáveis complexas? O que é essa disciplina? É para aprender fasores somente?)

Circuitos III: pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase E pode virar optativa. Eu considero "Introdução às Componentes Simétricas" como sendo Circuitos III. Acho que a disciplina se chama "Sistemas de Potência Zero" atualmente.

- Grupo 3
Intro. Eletrônica: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Eletrônica I: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Lab. Eletrônica I: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Lab. Eletrônica II: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

- Grupo 4
Sistemas Digitais I: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Sistemas Digitais II: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Lab. Digital:considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Algor. e Estrut.: pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase E pode virar optativa

Lab. Programação: pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase E pode virar optativa

- Grupo 5
Sistemas e Sinais: considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos

Controle: importante para a formação do engenheiro eletricista. Pode ser lecionada no 4o. ano.

Lab. Controle: importante para a formação do engenheiro eletricista. Pode ser lecionada no 4o. ano.

Intro. Redes e Com.: pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase

- Grupo 6
Química: elimine do currículo OU pode virar optativa

Energia Meio Amb.: elimine do currículo OU pode virar optativa

Intro. Eng. Elétr.: elimine do currículo.

Res. Mat.: pode virar optativa. Aparentemente em tempos idos o Eng. eletricista podia assinar projetos de prédios de até 3 andares sem elevador. Talvez por isso ResMat esteja na grade de Elétrica. No entanto, apesar da disciplina ser interessante, não agrega muito ao Eng. eletricista.

Fen. Transp.: (MecFlu?) pode virar optativa. Disciplina interessante como conhecimentos gerais. A analogia com circuitos elétricos é extremamente interessante, mas a disciplina não precisa ser obrigatória.




Unknown disse...

Acho meio complicado fazer esse exercício mantendo as mesmas disciplinas. Será que as duas de conversão não poderiam ser condensadas em uma só, misturando teoria e prática, por exemplo?
(Eu sei que esse tipo de mudança não vai rolar, por vários motivos...)
Sem tempo de comentar mais agora, mas eu voto por eliminar ResMat, a menos que os professores da disciplina adotem métodos de ensino/avaliação do séc. XX (sic) pelo menos.
Enfim, parabéns pela iniciativa, eu sei que essas discussões são bem desgastantes.

Renato Naville Watanabe disse...

Intro. Redes e Com. - pode virar optativa.

O que viria a ser dado em circuitos III? Talvez possa virar optativa.

Dois labs de circuitos acho muito para todos os cursos.

Achei interessante ter Variáveis complexas.

Em sistemas e sinais será dado tudo que é dado hoje em 2 disciplinas?

Se os Labs. de Eletrônica forem dados como hoje, acho muito ter 2 labs de eletrônica para todos os cursos.

Senti falta de um curso de Processos Estocásticos.

Todas as outras que eu não mencionei eu manteria.

Anônimo disse...

Acabei de terminar o segundo ano, entao nao tenho muita opiniao sobre a maioria das materias, mas acho que circuitos 1 e 2, junto com seus labs, e eletronica 0 sao importantes para a formacao. Ja Energia e Meio Ambiente foi possivelmente uma das materias mais inuteis, pois os professores tinham didatica péssima e nunca cobraram dos alunos a matéria de verdade (as provas era somente decorar os slides)

Anônimo disse...


- Grupo 1
Eletromag.: fora do ciclo-básico
Ondas e Linhas.: não conheço
Conversão: não conheço
Lab. Conversão: não conheço

- Grupo 2
Circuitos I: fundamental
Circuitos II: fundamental
Lab. Circuitos I: fundamental
Lab. Circuitos II: elimine
Variáveis Compl.: não conheço
Circuitos III: não conheço, mas imagino que "fora do ciclo-básico"

- Grupo 3
Intro. Eletrônica: fundamental
Eletrônica I: não conheço
Lab. Eletrônica I: fora ciclo-básico
Lab. Eletrônica II: não conheço

- Grupo 4
Sistemas Digitais I: fundamental
Sistemas Digitais II: fora ciclo-básico
Lab. Digital: fundamental
Algor. e Estrut.: fora ciclo-básico
Lab. Programação: optativa (considerando que todos ainda tenham MAC2166)

- Grupo 5
Sistemas e Sinais: optativa
Controle: fora ciclo-básico
Lab. Controle: não conheço
Intro. Redes e Com.: optativa

- Grupo 6
Química: elimine
Energia Meio Amb.: fundamental, embora pudesse ser reformulada
Intro. Eng. Elétr.: não conheço
Res. Mat.: elimine
Fen. Transp.: não conheço


Leonardo Leite

Andre disse...

Bom, faz mais de 1 mês que esse post foi feito, mas talvez ainda dê pra contribuir.

Eletromagnetismo: Fundamental para todas engenharias

Ondas e linhas: O básico poderia ser passado junto com eletromag (talvez como é feito com a matéria para a computação atualmente) e se for necessário uma matéria específica no quarto ou quinto ano.

Conversão: poderia ser unida a lab de conversão com uma matéria talvez um pouco reduzida para todos da elétrica. Acho essencial que lab e teoria sejam dados juntos para garantir um bom sincronismo.

Circuitos I: Para todos

Circuitos II: Para todos

Lab Circuitos I e II: O que seria ensinado nesses laboratórios? Seria o laboratório de eletricidade reformulado?

Variáveis complexas: Não sei o que seria ensinado nessa matéria

Circuitos III: Acredito que pode ser optativa no quarto e quinto anos, pois circuitos I e II já cobrem a matéria necessária para quase todos.

Introdução à eletrônica: Para todos

Eletrônica I: Para todos

Lab eletrônica I: Para todos

Lab eletrônica II: Depende da matéria dada, mas poderia ser para todos da engenharia

Sistemas digitais I: Para todos

Sistemas digitais II: Para todos

Lab digital: Para todos

Algoritmos e estruturas de dados: Acho que seria interessante para todas as engenharias

Lab de programação: Matéria optativa para quarto ou quinto ano, mas o ideal mesmo seria a computação poder fazer essa matéria pelo menos no terceiro ano

Sistemas e sinais: para todos (só a computação atualmente não tem essa matéria e acho que seria bom que ela também tivesse)

Controle: Para todos

Lab controle: Para todos

Introdução a redes e comunicação: Para todos

As matérias do grupo 6 acredito que estão aí por fazerem parte do currículo necessário do CREA.

No mais, essa proposta de EC3 não me parece interessante, a elétrica está querendo caminhar no sentido contrário da ideia proposta, aumentando ainda mais a carga horária sem permitir que os alunos de fato escolham o caminho que querem seguir dentro da engenharia.

Felipe Pait disse...

Agradeço pelos comentários todos! Não garanto como, mas que vão ser úteis, tenho certeza.

Blas disse...

- Grupo 1
Eletromag.: Para todos.

Ondas e Linhas.: Optativa para Computação, obrigatória às outras. E concordo com o André: poderia ser dada uma introdução do conteúdo em Eletromag.

Conversão: Para todos.

Lab. Conversão: Para todos. Acho que deveria ser dado no mesmo semestre da disciplina teórica de Conversão, talvez até mesmo na disciplina e com um número de laboratórios menor do que o atual.

- Grupo 2
Circuitos I: Para todos.

Circuitos II: Para todos.

Lab. Circuitos I: Para todos.

Lab. Circuitos II: Optativa para Computação, obrigatória às outras.

Variáveis Compl.: Optativa.

Circuitos III: Optativa.

- Grupo 3
Intro. Eletrônica: Para todos.

Eletrônica I: Para todos.

Lab. Eletrônica I: Para todos.

Lab. Eletrônica II: Para todos.

- Grupo 4
Sistemas Digitais I: Para todos.

Sistemas Digitais II: Para todos.

Lab. Digital: Para todos.

Algor. e Estrut.: Obrigatória para Computação, optativa às outras ênfases.

Lab. Programação: Para todos.

- Grupo 5
Sistemas e Sinais: Para todos.

Controle: Para todos.

Lab. Controle: Para todos. Poderia ser oferecida concomitante à disciplina teórica.

Intro. Redes e Com.: Para todos.

- Grupo 6
Química: Optativa.

Energia Meio Amb.: Eliminar do currículo.

Intro. Eng. Elétr.: Eliminar do currículo ou oferecer no primeiro ano substituindo PNV2100 - Introdução à Engenharia.

Res. Mat.: Para todos. Acho que seria interessante se o conteúdo e a quantidade de aulas fosse o mesmo do Res. Mat. oferecido ao pessoal da Eng. de Materiais, Metalúrgica e outras - PEF2307.

Fen. Transp.: (MecFlu?) Para todos. Acho que seria interessante se o conteúdo fosse o mesmo do MecFlu I oferecido ao pessoal da Mecânica ou Civil.

Blas disse...

Professor, existe alguma possibilidade de incluirem uma disciplina de Probabilidade e Estatística no currículo até o terceiro ano?
Acho que seria interessante incluir essas disciplinas na grade e oferecer a disciplina de Processos Estocásticos (atualmente Processos Estocásticos II) do professor Baccalá como optativa e obrigatória para o curso de Telecomunicações.

Felipe Pait disse...

Probabilidade e estatística, sim, está na proposta do novo currículo.

Unknown disse...

Sou aluno do 3o ano de Sistemas Eletronicos e atualmente faço intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras nos EUA. Eu vou expor minha opnião e espero que o senhor não se ofenda.

Eu não tenho uma opnião formada quanto quais matérias devem ser oferecidas ou não, mas eu não acredito que aumentar a grade iria ajudar, isso só iria reduzir o mísero tempo livre que os alunos tem pra estudar 7 ou 8 matérias.

A Poli é excelente em expor ao aluno uma grande quantidade de conteúdo e teoria, isso é realmente lindo mas é ineficiente. Além disso, pelo fato de todos terem entrado pelo vestibular, os professores acreditam que nós somos gênios, que temos uma capacidade acima do normal em entender o conteúdo de 7 matérias. A verdade é que nós aprendemos a decorar prova antiga, estudar só na véspera da prova e a dormir em uma aula de slides de 1h40 de duracao.

Vendo a postura dos alunos, também é fato que muitos de nós não levamos a sério. Alguns perdem a fé na faculdade depois que pegam dp. Outros são muito crianças mesmo. Ou demoram pra ter o jogo de cintura pra lidar com a faculdade. O professor que o senhor citou disse que os alunos são imaturos, pois bem, coloquem licao de casa semanal nas matérias mais importantes pra formação, como circuitos I e II. Ah, mas isso não daria certo, o aluno tem 7 matérias pra estudar... O aluno vai colar? Provavelmente. Mas tem que ter outros meios de fazer os alunos fixarem o conteúdo além de 3 provas no semestre.

Meu comentário já saiu totalmente do escopo do seu post, mas eu gostaria de fazer algumas sugestões:
Acho que devia ter matérias pra estimular a criativade e inovação dos alunos. A biblitoteca devia ficar aberta pelo menos até as 21h. Podiamos ter menos burocracia pra usar os laboratórios de projeto. Cursos de verão ou pesquisa de verão são muito comuns nos EUA, e acho que isso seria aplicável na Poli em geral. Mais prática e menos teoria.

Bom isso, achei muito interessante seu post, pois a gente tem um feedback de como anda as reuniões da nova grade.

Obrigado

Felipe Pait disse...

Agradeço o comentário do Rodrigo acima, e repito o agradecimento aos anteriores.

Acho que é isso mesmo. Os alunos gostam dos cursos sérios; e querem ter uma base sólida, sem excesso de horas de aula, e ao mesmo tempo alguma flexibilidade nos currículos.

Os professores dedicados, com visão de conjunto, sabem disso. A barreira são os estamentos (termo do Raymundo Faoro; preciso estudar para ver se usei acertadamente) burocráticos que se opõe a quaisquer mudanças que afetem seus espaços. A infelicidade é que muitos professores, inclusive alguns que não são do mal, incorporam esse pensamento da máquina e se desvinculam do ponto de vista que vocês expressaram e eu tentei resumir acima.

Como diz o Prof Cardoso, agora vai! Sou otimista.

Lucas disse...

Grupo 1

Eletromag. - Essencial para o 3o, ajustar curriculo com Fisica III

Ondas e Linhas - Essencial para o 3o, deve ser dado depois de Eletromag

Conversão e Lab de Conversão - Podem ser dadas no 2o ano, simultaneamente, ou com a teoria antes da pratica de preferencia

Grupo 2

Circuitos I e II e III - Colocar foco mais generalista, atualmente há muito foco em filtros e Laplace e muito pouco foco em sistemas de potencia. Circuitos III poderia ser obrigatoria de forma a diluir o conteudo e permitir a inclusao de temas de sispot e introducao a eletronica(normal, nao de potencia)

Lab Circuitos I e II - poderia juntar com lab de eletronica

Variaveis Complexas - optativa, matematica pura

Poderia incluir:

Equacoes Diferenciais - optativa, matematica pura, para ensinar eq. dif. parciais e elementos finitos

Grupo 3
Intro Eletronica - desnecessario, poderia ser dado junto com circuitos I II e III, como no MIT

Lab Eletr. I e II - desnecessario, juntar com lab de circuitos para dar lugar a uma discplina de projetos

Grupo 4

Sis Dig I e II - OK do jeito que está

Lab Digital - sugiro abandonar implementacoes com integrados SSI e MSI e passar a usar FPGA em quase todas experiencias

Algor e Estrut. - poderia ser dados para todos departamentos

Lab. Program. - optativa, sem sentido dar junto, cada departamento usa as ferramentas e linguagens de programacao especificas da sua area

Grupo 5

Sistemas e Sinais - dar a parte continua e discreta ao mesmo tempo como no MIT

Controle e Lab COntrole - OK do jeito que esta

Intro Redes e Com. - poderia ser optativa

Grupo 6

Quimica -optativa

Energia Meio Amb. - optativa

Intro Eng Eletr - obrigatoria, dar foco em como se faz um projeto

Res.Mat - poderia ser optativa

Fen. Transp- nao deveria ser oferecida para a eletrica, é muito mais importante o conteudo da atual Termodinamica (e.g. dissipacao de calor em integrados, ciclos de termoeletricas etc).

Unknown disse...

Professor, eu vou simplesmente colar um comentário que fiz no tópico de discussão sobre esse post em um grupo de alunos da elétrica, por isso talvez fique um pouco fora de contexto, mas acho válido:

"O aluno na Poli fica MUITO tempo dentro de sala de aula. Eu já fiz outro curso que era apenas diurno e, pra mim, o aprendizado acontece, principalmente, fora de sala. É quando você mesmo vai fazer o exercício e quando vai ler com atenção e querendo entender naquele momento o que está escrito ali. A aula deveria ser apenas um encontro para exposição "superficial" da matéria, orientação sobre o estudo daquele assunto e resolução de dúvidas. É claro que existem aqueles que aprendem melhor com professor, mas acho que faz parte de um processo de maturidade ir se tornando mais independente nesse sentido. Inclusive, acho que a relação aluno-professor e aluno-conteúdo é algo muito além da grade e é um problema, no mínimo, tão grave quanto.

Quantos alunos pra tocar projetos pessoais não acabam se comprometendo com a faculdade? Quantas vezes não temos que abrir mão de entender uma matéria pra só decorar todos os tipos possíveis de exercícios que podem cair numa prova e encaixar questões de provas antigas nas novas?

Propostas como a que o Pedro Ivo comentou geralmente pecam por não considerar qual o custo de executá-las. Se formos analisar o que seria bom todo engenheiro saber sem considerar o que isso lhe custará ficaremos no "quanto mais, melhor". Mas o preço de uma grade excessivamente grande e abrangente é afastar o aluno da área de interesse inicial e tomar todo o tempo que ele poderia usar para outras atividades, sejam elas relacionadas à engenharia ou não. Além de dificultar que as matérias que estão sendo cursadas sejam estudadas de maneira satisfatória.

Eu acho tão absurdo não ter base quanto um engenheiro da computação que passa 3 anos sem vivência mais intensa na sua área. Portanto, é preciso saber dosar isso. Eu acho a idéia de ter espaço para optativas desde o início algo muito legal. Poderia-se oferecer certas optativas que já são pensadas para as ênfases e que fossem mais leves em conteúdo e avaliação. O fato de ser optativa facilitaria para quem decide mudar de curso, pois não teria que fazer essas matérias, mas o conteúdo dela apareceria nas matérias posteriores de forma mais aprofundada."

Felipe Pait disse...

Agradeço seu comentário. Verdade, aprender não se resume a uma série de conteúdos, nem a sentar ouvindo o professor, nem a fazer provas, e por isso não cabe nas grades.

Todas essas coisas - aulas, conteúdos, e até as provas - têm seu papel na educação. Quem quiser eliminar tudo isso precisaria propor algo melhor. Mas quando a discussão fica apenas nesses pontos, ela não sai do lugar, e todos saímos perdendo.