Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

31 outubro 2012

Currículo da Poli - engenharia elétrica

Como os leitores desse blog podem saber, a Poli está discutindo currículos de graduação. A proposta de flexibilização que mencionei foi aprovada em algumas instâncias. Aproveitando as mudanças curriculares, os diversos cursos dentro da engenharia elétrica querem unificar os currículos até o 3o ano, o que considero bom.

O problema é que cada departamento enxerga a unificação do currículo como uma oportunidade para introduzir as disciplinas lecionados por seus docentes para um número maior de alunos. A discussão já está demorando muito e foca exclusivamente conteúdos que os departamentos querem que sejam ensinados em sala de aula. Com isso, chegamos a uma proposta na qual o 2o e 3o ano tem mais de 28 créditos de aula por semestre, tendo sido eliminado o espaço para as disciplinas eletivas e os interessantes laboratórios de práticas de eletricidade, cursos focados em projetos dados aos alunos de 2o ano.

Hoje um professor disse que "os alunos da Poli não têm maturidade para tomar decisões, e por isso temos que fornecer currículos extensos e rígidos para eles". Disse o que quis, ouviu o que não quis. A verdade. E a verdade dói. Com isso, ganhei um inimigo, ou mais. Mas isso não vem ao caso.

O que quero pedir aos alunos e ex-alunos que me leem é que identifiquem das matérias na tabela abaixo as que mais necessitam ser removidas do currículo proposto. Notem que algumas são velhas conhecidas, enquanto outras são metástases de disciplinas desfuncionais. Em alguns casos o conteúdo é óbvio, em outros fica como lição tentar adivinhar exatamente. Para cada disciplina, as recomendações podem incluir "considere como fundamental para engenharia elétrica e deve ser ensinada nos 3 primeiros anos", "elimine do currículo", "pode virar optativa", "pode ser interessante para alunos de quarto ou quinto ano de alguma ênfase", ou outras recomendações.

As discussões estão tendo quase nenhuma participação estudantil - na verdade a 1a vez que vejo alunos foi hoje, porque eu estava dando uma prova na sala de computadores ao lado e alguns dos meus alunos vieram escutar e deram algumas opiniões. Então a opinião de alunos e ex-alunos é fundamental. Me respondam nos comentários por favor.

Notem que são 28 matérias se eu contei certo, portanto 4 semestres inteirinhos para serem comprimidos em 2 anos, nos quais ainda deveriam caber os assunto básicos como físicas e matemáticas, além de eletivas e disciplinas de projeto.


Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Grupo 5
Grupo 6
Eletromag.
Circuitos I
Intro. Eletrônica
Sistemas Digitais I
Sistemas e Sinais
Química
Ondas e Linhas
Circuitos II
Eletrônica I
Sistemas Digitais II
Controle
Energia Meio Amb.
Conversão
Lab. Circuitos I
Lab. Eletrônica I
Lab. Digital
Lab. Controle
Intro. Eng. Elétr.
Lab. Conversão
Lab. Circuitos II
Lab. Eletrônica II
Algor. e Estrut.
Intro. Redes e Com.
Res. Mat.

Variáveis Compl.

Lab. Programação

Fen. Transp.

Circuitos III




Postar um comentário