Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

08 agosto 2014

Bolha estatizada

O setor privado no Brasil depende do governo até para criar uma bolha. Deu na Folha hoje: Bancos públicos assumem 70% de socorro a elétricas.

A explicação é óbvia: o governo está manipulando os preços com finalidades eleitorais. Para cobrir os buracos nas empresas de energia, recorre aos bancos oficiais. Empresas e bancos privados, inclusive multinacionais, dançam enquanto a música toca: leia também sobre os vendedores de carros. E os peronistas culpam o Brasil pelo calote argentino, apear de todos os presentes dados pelo governo brasileiro a empresários ligados aos pinguins que operam no setor de contravenção.

As bolhas mais recentes nos Estados Unidos se originaram no setor privado: alta tecnologia nos anos 1990 e imóveis na década de 2000. Aqui é necessário apoio do governo para gerar uma bolha. A crise bancária no Brasil vai estourar durante o próximo governo. E quem tem que resolver crises financeiras é o governo - deixando para o setor privado como os países ricos estão fazendo, a crise dura 10 anos.

Será que a administração que criou a crise terá competência para resolver? Ou quem herdou a bolha terá força para enfrentar o estouro em vez de passivamente levar a culpa? Não estou gostando do enredo desse filme.
Postar um comentário