Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

14 novembro 2010

Dia da república

Nos anos 70 a Arena ganhava eleições na maior parte do Brasil. A partir de vitórias em S Paulo, o MDB cresceu, e nos anos 80 seu sucessor, o PMDB, se tornou o partido mais forte, dominando a assembleia constituinte. Com esse crescimento, o partido incorporou vícios da Arena, entre eles a corrupção, levando ao mau desempenho da economia.

Em resposta, o PSDB e o PT cresceram. Ambos inicialmente em S Paulo, e em seguida no resto do Brasil. Hoje os partidos que se originaram na antiga Arena e MDB desapareceram quase completamente de S Paulo, embora ainda tenham votos em outros estados. Na eleição de 2010, o PV se tornou a terceira força em S Paulo. Nacionalmente os verdes ainda são pequenos, porque os eleitor paulista tem uma representação desproporcionalmente pequena no congresso. Mas isso pode mudar, como sugere o resultado da campanha da Marina para presidente.

Parece razoável extrapolar que o PV vai crescer eleitoralmente, com o desgaste do PT, consequência inevitável do poder numa democracia. Contribuirá também uma futura diminuição do espaço do PMDB no país inteiro devido à corrupção, como já ocorreu em S Paulo. Note que os partidos que surgiram de outros estados, por exemplo os brizolistas, os colloridos, ou o PTB, foram dominados por caudilhos e nunca conseguiram se firmar no cenário nacional. Podemos imaginar PSDB, PT, e PV como as maiores forças no Brasil na segunda metade da década.
Postar um comentário