Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

14 novembro 2010

Dia da república

Nos anos 70 a Arena ganhava eleições na maior parte do Brasil. A partir de vitórias em S Paulo, o MDB cresceu, e nos anos 80 seu sucessor, o PMDB, se tornou o partido mais forte, dominando a assembleia constituinte. Com esse crescimento, o partido incorporou vícios da Arena, entre eles a corrupção, levando ao mau desempenho da economia.

Em resposta, o PSDB e o PT cresceram. Ambos inicialmente em S Paulo, e em seguida no resto do Brasil. Hoje os partidos que se originaram na antiga Arena e MDB desapareceram quase completamente de S Paulo, embora ainda tenham votos em outros estados. Na eleição de 2010, o PV se tornou a terceira força em S Paulo. Nacionalmente os verdes ainda são pequenos, porque os eleitor paulista tem uma representação desproporcionalmente pequena no congresso. Mas isso pode mudar, como sugere o resultado da campanha da Marina para presidente.

Parece razoável extrapolar que o PV vai crescer eleitoralmente, com o desgaste do PT, consequência inevitável do poder numa democracia. Contribuirá também uma futura diminuição do espaço do PMDB no país inteiro devido à corrupção, como já ocorreu em S Paulo. Note que os partidos que surgiram de outros estados, por exemplo os brizolistas, os colloridos, ou o PTB, foram dominados por caudilhos e nunca conseguiram se firmar no cenário nacional. Podemos imaginar PSDB, PT, e PV como as maiores forças no Brasil na segunda metade da década.

2 comentários:

Anônimo disse...

sua analise parte da premissa de que a política tem uma dinamica propria, que independe de outros fatores. no caso do PV, suspeito que sua expansao dependerá tambem da importancia que a agenda ambiental terá nos próximos anos, nao só no brasil, mas tb no mundo.

no ambito de sua analise, preciso apontar que nao tenho certeza de que o PV tivesse nascido em SP, como o fizeram PSDB e PT.

Alem disso, a Marina não é exatamente um caudilho, mas tambem nao sei como o PV ficaria sem ela.

no momento, a oposicao precisa se reorganizar. Pelo visto, voce aposta suas fichas no PV. Acho mais provavel o eixo Aecio-Tasso-Jereissati e seu PSDB refundado, mais à direita.

Estou só chutando.

abs
sgold

Felipe Pait disse...

Política depende de outros fatores, mas tem também uma dinâmica própria. Na política, a importância da discussão sobre o ambiente vai crescer. Isso é certo. SE o PV vai crescer, não dá para ter certeza.

O PV vai crescer, acredito, falando sobre ambiente, falando sobre outros assuntos, e também não falando nada - se colocando como alternativa sem se comprometer. Fez os 3 nessa eleição. Vai continuar, com Marina ou com outras figuras.

O PV é o 3o partido em SP, depois dos tucanos et caterva, e do PT et caterva. Nos outros estados, não. 6 dos 15 deputados verdes são paulistas. O PV está crescendo a partir de S Paulo sim.

Se os tucanos vão mais para a direita ou mais para a esquerda, não sei. Como você diz, depende de indivíduos, que vão e vêm ao sabor das ondas.