Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

03 março 2012

Conselho do George Washington para o José Serra

Respeito o José Serra. Admiro o José Serra. Gosto do José Serra - até leio os tweets dele com prazer. Mas não vou votar no José Serra para prefeito. 

Porque? Em primeiro lugar, porque vou votar no Fernando Haddad. Mas mesmo sem candidato escolhido, haveria outra razão. George Washington saiu dos cargos políticos quando terminou seu 2o mandato. Fernando Henrique também. O 3o mandato é o fim da reputação do político. O desgaste é inevitável, as coisas nunca saem como planejado. Com todos os cargos que já ocupou e eleições que já disputou, o Serra concorrer a prefeito é overplay. 

Se o Covas Neto, ou o Matarazzo, perdessem a eleição, ou se um deles ganhasse e fizesse um governo ruim, o prejuízo seria deles, e do eleitor que teria escolhido errado. Na eleição seguinte o partido botava outro candidato. Se o José Serra perder a eleição, ou se ganhar e as administração tiver problemas, os tucanos ficam sem alternativa. É ruim para o Serra, é ruim para o Psdb, é ruim para S Paulo, é ruim para o país.

Por isso o Gilberto Kassab ofereceu apoio ao Haddad. Ele avaliou que, com o apoio do Lula e do prefeito anterior, o Haddad faria uma boa administração. Apoiá-lo seria o melhor para o Kassab, para o partido dele, e para S Paulo. O Haddad não consegui que o PT aceitasse o apoio. Na minha opinião, foi um erro.

4 comentários:

Jairo Feldman disse...

Felipe,
Li atentamente teu comentário sobre o Serra e o Haddad.
Concordo em relação ao Serra, pessoa capaz, mas sem auto-crítica de perceber a realidade em volta ao seu redor.
Haddad, não o conheço direito, mas não simpatizo com a idéia de deixar o PT com administração federal e municipal, seria muita força política.
Em relação ao Kassab, respeito tua opinião, mas vejo ele com os mesmos olhos, pois é um oportunista sem muito escrúpulo, que tem uma ambição bem perigosa.
Bacana texto, parabéns, Abs.

Felipe Pait disse...

Concordo que o PT mandando em tudo não é muito saudável. Mas minha opinião tanto do Haddad (que conheço pessoalmente) como do Kassab é positiva, no total geral. Espero não estar errado, porque ambos têm uma probabilidade razoável de continuarem subindo.....

Anônimo disse...

realmente, resta saber se o partido (me refiro ao psdb) vai mesmo apoiá-lo. tenho minhas duvidas.
abs
sgold

Felipe Pait disse...

Pois é. Na minha opinião, o Psdb faria melhor em escolher outro candidato. Na vitória ou na derrota, o risco seria menor.