Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

03 dezembro 2011

Questões erradas na Fuvest 2012

Havia 3 questões erradas na prova da Fuvest 2012. O tipo de erro era semelhante: a questão podia ser resolvida seguindo os passos que se espera do estudante, levando a uma das alternativas apresentadas, mas a resposta era incompatível com o mundo real.

A questão 62 da prova V pedia cálculos sobre os ângulos de um hexágono convexo. Os cálculos mostravam que pelo menos um ângulo do polígono era maior ou igual a 180°, portanto não podia ser um hexágono convexo. Matemática sendo um assunto relativamente fácil, os professores de cursinho descobriram o erro e a questão foi anulada. Note que não falei que a prova de matemática era fácil - pelo contrário, achei de longe a prova mais difícil.

A questão 74 da prova V trazia um texto cuja interpretação era dada na alternativa E: "o principal motivo da adoção da mão de obra de origem africana era o fato de que esta precisava ser transportada de outro continente, o que implicava a abertura de um rentável comércio para a metrópole...". De fato o texto afirmava isso, portanto como questão de interpretação de texto a alternativa está correta. Porém a afirmação não faz sentido. A escravidão no Brasil só foi estabelecida pelos colonizadores porque a venda dos produtos do trabalho escravo na Europa era rentável. Caso contrário, o tráfico de escravos africanos não traria qualquer lucro. Um estudante que raciocinasse a respeito da alternativa, sem estar inoculado contra o viés ideológico que produz esse tipo de explicação absurda, não encontraria nenhuma alternativa correta. Talvez pela maior complexidade do tema, o erro não foi detectado pelos professores de cursinho.

Finalmente, segundo a resposta "correta" da questão 22 da prova V: "Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca .... menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global." O estudante poderia lembrar que a absorção de CO2 pelos oceanos ajuda a diminuir o o efeito estufa, que é causado em grande parte pelo aumento da concentração de CO2 na atmosfera. A maior concentração de CO2 no ar aumenta a proporção de CO2 entre os gases absorvidos pelos oceanos, um efeito contrário à diminuição da dissolução de ar na água devida ao aumento da temperatura. O efeito descrito na questão, embora seja a resposta "correta", é menos importante. Esse erro também não levou a anulação da questão.

Conclusão: a prova de matemática é a mais difícil, apesar de matemática ser a ciência mais fácil.

8 comentários:

fbirman disse...

Questão 74. Provavelmente, acham que o traficante é o único responsável pela questão das drogas.

Felipe Pait disse...

É um raciocínio semelhante. Achar um criminoso que leva culpa de tudo, portanto todos os outros são bonzinhos e podem fazer o que quiserem sem responsabilidade pelas consequências.

Marcus disse...

No que se refere a questão 74 da prova V, o que você está contestando é o fato de o principal motivo da adoção da mão de obra africana não ser o tráfico de escravos, certo?

Felipe Pait disse...

Marcus, é isso. A explicação é disparatada.

Marcus disse...

Pait, agora que eu li a questão 74 inteira.

A afirmação da afirmativa "E" não é absurda porque o texto claramente faz uma comparação entre o trabalho compulsório indígena e o trabalho compulsório africano.

Obviamente que o principal motivo da adoção da mão de obra escrava é o fato de os produtos gerados pelo trabalho destes ser extremamente rentável no mercado Europeu.

Porém, o que a alternativa "E" sugere é que: o principal motivo da adoção da mão de obra africana EM RELAÇÃO a mão de obra indígena é o fato de os africanos, antes mesmo de iniciar qualquer tipo de produção agrícola na colônia, já gerarem lucros (atráves do tráfico).

Felipe Pait disse...

Continua duvidoso. Se engenhos achassem lucrativo e aceitável usar mão de obra escrava indígena, não teriam deixado de fazer isso só para dar lucros aos navios negreiros.

Marcus disse...

Concordo,os senhores de engenho nunca deixariam de usar indígenas só para dar lucros aos navios negreiros, caso o trabalho dos índios fosse mais lucrativo. O problema é que a mão de obra indígena nunca foi mais lucrativa e aceitável e os senhores de engenho nunca deixaram de fazer isso só para dar lucros aos navios negreiros. Existem diversos motivos para essa "preferência" por africanos, dentre esse vários motivos, o que a questão ressaltou é que : O PRINCIPAL motivo (e não o único) era o fato de essa mão de obra africana gerar lucros antes mesmo de qualquer produção agrícola por parte dos escravos.

Claro que existiam diversos motivos pela "preferência" dos africanos em relação aos indígenas (resistência dos jesuítas, resistência dos próprios índios, dificuldade no apressamento de indígenas, baixa resistência a doenças por parte destes, falta de costume com trabalho pesado) mas o principal motivo era a lucratividade do tráfico de escravos africanos.

Marcus disse...

Pait, lendo de novo o que você escreveu tenho que concordar com uma coisa: essa questão gera opiniões controversas.

Depois de pensar um pouco, percebi que não existe UM principal motivo para a predominância e preferência da mão de obra africana. Existe sim um CONJUNTO de motivos que fizeram com que esse tipo de mão de obra fosse predominante.

Por um lado temos o benefício dos senhores de engenho com uma melhor força de trabalho. Por outro temos a metrópole que ganhava dinheiro com o tráfico.

Portanto não podemos apontar UMA principal razão (no caso o tráfico de escravos que dava lucros a metrópole) e sim uma convergência de interesses entre a metrópole e os senhores de engenho que culminaram na predominância dos africanos como mão de obra no Brasil colônia.

Abraço