Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

18 dezembro 2011

Barça

Não consegui assistir o baile, mas fica claro que o futebol europeu está em grande fase: 30 anos depois de começarem a importar craques como Falcão e o Dr Sócrates, os europeus estão aprendendo a jogar futebol. Venceram 2 copas do mundo em seguida, pela 1a vez em 3 gerações; e sem roubar, pela 1a vez desde....... (quantas vezes algum país europeu tinha vencido a copa do mundo usando talentos futebolísticos mais do que os talentos de prata?). Clubes europeus ganharam 5 copas da Fifa seguidas, e estão se aproximando dos sul-americanos em títulos interclubes intercontinentais. O Barça do Cruyff, o maior futebolista europeu, é mesmo um timaço. Uma democracia corintiana que deu certo.

5 comentários:

fbirman disse...

Infelizmente, eu assisti. Foi mais para WO do que baile. O Barcelona é um timaço, mas o Santos não precisava ter entregue o jogo.

A graça do futebol é justamente a possibilidade de um time pequeno vencer um grande. Afinal, o Barça não acaba o campeonato espanhol invicto! O Santos nem quis jogar com a probabilidade de ser "zebra".

Tenho que dar razão ao M.Morsello nos seus comentários muricybolísticos.

Felipe Pait disse...

Deixa ver se entendi. Uma possibilidade é aceitar que o outro time é melhor e tentar arrancar um zebra. Outra é se fingir de bonzão, e arriscar a lavada. O Muricy escolheu a 2a. Tipo Zagalo em Brasil com Holanda em 74. É esse o argumento?

fbirman disse...

Sim. Mas não é tudo. O Santos ganhou a Libertadores e parou de jogar. O certo seria jogar o brasileiro com um pouco mais de seriedade para manter o entrosamento e acertar o time. Focaram tanto no duelo com o Barça, que cairam numa armadilha.

Marcello Morsello disse...

O Muricy veio para enquadrar o irresponsável time do Santos, que teimava em atacar sem se preocupar com a defesa. Tentou, mas não conseguiu os resultados esperados antes do time vencer o título.
Mas a derrota para o Flamengo foi o exemplo que precisava para justificar colocar um time de atacantes para defender.
Ficou seis meses treinando varias formações de defesa, teoricamente preparando o time para enfrentar o Barca. E no dia do jogo, o homem que mais reclama da falta de tempo para treinar, põe uma formação que só tentou com o time reserva. Planejamento é tudo.
Curiosamente o Brasil e Holanda de 74 me veio a mente durante o massacre. O Zagalo queimou o seu filme em 74. Já o "melhor técnico do Brasil" Deve se safar, até o dia que estragar a Seleção.

Felipe Pait disse...

Boa explicação, agradeço!