Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

26 outubro 2010

Regularizaram a variedade!

Faz algum tempo a variedade não diferenciável havia sumido da FEA. Agora ela está de volta, bem mais suave! Devem ter usado uma equação elíptica para regularizar as arestas. Parabéns!

Please send to the null device

cat www.advivo.com.br/luisnassif www.conversaafiada.com.br marilena_chauí.org | grep *.jpeg|*.mp3|*.doc|*.* > /dev/null

If you intended to correct the junk they write: don't bother. Your time on Earth is finite, and the supply of mean idiots is unlimited.

If you planned to quote them to me, don't. My time is also finite.

25 outubro 2010

It ain't necessarily so

Oh Jonah he lived in de whale
For he made his home in dat fish's abdomen
Oh Jonah he lived in de whale

120 million people who cannot tell right from left, and beyond that much cattle. Have mercy on them.

21 outubro 2010

...ponham mais água no feijão que eu estou voltando.

Caminhão do sindicato azucrinando minha zoreia aqui na Usp. Parece que estão planejando uma minigreve em protesto contra a falta de feriado no dia do funcionário público. Para distrair até o barulho passar, vou compartilhar as boas notícias: o físico Moysés Nussenzveig está trabalhando para lançar uma nova edição dos kits "Os cientistas".

20 outubro 2010

Vlad o Vampiro

O blogueiros da situação vivem acusando o Serra de vampirismo - só nesse blog chapa branca são centenas de menções. Agora, depois da queda da Guerra, o PT foi colocar no cargo de chefe do gabinete de corrupção da república justamente Vlad o Empalador. Pelo pouco que entendo de piscologia isso se chama projeção: o conde Drácula vê vampiro em toda capa de revista. País da piada pronta.

Quem quiser se declarar a favor do Serra sem baixar ao nível do Barão Silas Costaverde tem a opção de assinar o abaixo assinado de professores o profissionais a favor de José Serra. Talvez quem é a favor da Dilma tenha alguma alternativa racional, mas as últimas manifestações antitucanas têm sido um tanto emotivas. Antes que alguém pergunte, sei que existe uma extrema direita psicótica mas o carro de som lacerdista não buzina nas minhas orelhas.

18 outubro 2010

Restaurante chinês em Pinheiros

Vamos falar de coisa importante. O Restaurante China Town, dos donos do antigo China Kwon Min, mudou há alguns meses para a Rua Artur de Azevedo 1884, em Pinheiros, próximo à Pedroso de Morais. A comida é excelente, e as especialidades são as massas caseiras: macarrão com molho chinês, bifum, e especialmente o pastéis (gyoza) fritos, cozidos, ou no vapor. Também recomendo as saladas de acelga, frango com macarrão, e pepino, e o frango frito com molho de gengibre. Aberto terça a domingo almoço e jantar, fecha segunda. Durante a semana, almoço por kilo. Telefones para entrega: 3088-8220 e 9417-9083.

13 outubro 2010

Teddy Roosevelt in Butantã

Through the Brazilian Wilderness:
On reaching Sao Paulo on our southward journey from Rio to Montevideo, we drove out to the "Instituto Serumtherapico," designed for the study of the effects of the venom of poisonous Brazilian snakes. Its director is Doctor Vital Brazil, who has performed a most extraordinary work and whose experiments and investigations are not only of the utmost value to Brazil but will ultimately be recognized as of the utmost value for humanity at large. I know of no institution of similar kind anywhere. It has a fine modern building, with all the best appliances, in which experiments are carried on with all kinds of serpents, living and dead, with the object of discovering all the properties of their several kinds of venom, and of developing various anti-venom serums which nullify the effects of the different venoms. Every effort is made to teach the people at large by practical demonstration in the open field the lessons thus learned in the laboratory. One notable result has been the diminution in the mortality from snake-bites in the province of Sao Paulo.

12 outubro 2010

@MinCelsoAmorim

Se tem alguém lendo esse blog que ainda não pegou a dica, sigam o @MinCelsoAmorim. Impagável. Autor de tweets lapidares como "Hackearam meu twitter e postaram uma verdade inverídica. Peço desculpas a quem leu tal ofensa"; "Qualquer um pode manifestar a opinião que quiser em Cuba. Contanto que obedecendo à lei local"; e "Depois da tal revolução laranja, nossa simpatia pela Ucrânia caiu muito. 2 a 0 foi pouco".

E se alguém sente falta de dois minutos de ódio, pode ler o blog do Nassif. Com José Serra no papel de Emmanuel Goldstein. Pior é que nós sustentamos esse blog. Jornal e TV, quem não gosta, não lê, não assiste. Blogueiro oficial do Partido, você paga - quer leia, quer não.

11 outubro 2010

Prêmio Nobel da Paz

Busque o nome do Nobel da Paz desse ano, Liu Xiabo, no blog do Luiz Nassif. Você vai encontrar: um telegrama das agências noticiando o prêmio copiado da Folha; um artigo vagamente relacionado, sobre brasileiros e o prêmio Nobel; e uma entrevista com uma jornalista chapa-branca do governo chinês criticando o vencedor como um radical irrelevante. Essa entrevista é prefaciada por comentários elogiosos onde o nobelista é chamado de Xiaobobo. Possivelmente esse "bobo" é apenas uma gralha eletrônica.

Além disso há alguns comentários, de autoria dos leitores e não do blog: o teor tende a ser "se a imprensa golpista tucano-americana não controlasse os escandinavos para premiar somente pessoas que apoiam a agenda sionista o Lula teria levado." Não valeria a pena nem olhar, exceto pelo fato que o blog do Nassif em geral corta comentários que discordam dele. Por exemplo se alguém perguntar se o contrato de R$110 mil por mês que o blog tem com a Petrobrás não traz uma certa dúvida sobre sua imparcialidade, com certeza não vai ser publicado.

Debate presidencial

Tenho que retratar meu post anterior. Uma candidata que não aprontou respostas para perguntas que todo mundo sabia que iam ser feitas; que levanta picuinhas tipo uma sugestão publicitária antiga para mudar o logotipo da Petrobrás; que faz ataques pessoais à família do outro candidato durante um debate; e que depois de 8 anos no governo se comporta como se estivesse fazendo oposição ao governo anterior, não tem preparo para ser presidente.

Eu estava errado. Nesse 2o turno, a Dilma projetou-se em verdadeira grandeza. Os debates anteriores foram chatos: a presença da Marina e do Plínio atrapalhou. Já destuitei a Marina, que passou o debate fazendo pose de boazinha e superior aos 2. O Plínio só leio quando ele responde ao divertidíssimo @MinCelsoAmorim. Agora dá para ver que a Dilma se preparou para concorrer à subprefeitura de Sapopemba fazendo oposição ao Serra, não à presidência pelo partido da situação. Espero que o eleitor perceba.

07 outubro 2010

Chega de reclamar das eleições!

Estou cansado de ouvir o povo reclamar das eleições! Foram para o 2o turno os candidatos mais bem experientes imagináveis, e não foi por lábia, carisma, ou discurso, só por competência. Quero ver se alguém me indica algum país europeu grande que tenha um chefe de governo tão competente quanto a Dilma ou o Serra, não vou falar nem no líder da oposição. Itália, Reino Unido, França? Na Alemanha o último político bom era o Joschka Fischer que é uma espécie de Gabeira de lá, e como o nosso nunca mandou nada. O Japão está há 20 anos em recessão e ninguém faz nada. Rússia e China nem comento. Alguém pode dizer que o presidente da Indonésia e o primeiro ministro da Índia são competentes, até concordo mas me encontre um segundo político honesto nessas democracias. E quem me disser de memória qual foi a última eleição americana com 2 candidatos tão preparados quanto Serra e Dilma ganha um diploma honoris causa de Princeton e as memórias do Teddy Roosevelt.

A 3a colocada, menos experiente, fez uma campanha honesta e bem intencionada. Os 2 senadores eleitos por S Paulo são igualmente preparados para o cargo, idem o governador, seu vice, e o rival derrotado. Todos fazendo campanha por seus méritos e não com discursos piegas. Se alguns deputados são ridículos é culpa exatamente dos reclamões que acham todos os políticos iguais e promove a ideia de que pior que está não fica. Se quisessem melhorar, teriam votado no Madeira que defende o voto distrital.

Agora se você não gosta de um candidato, vote no outro. E se gosta, ajude o Brasil falando bem do bom candidato e me poupe das lamúrias.

04 outubro 2010

Tiranofilia da Usp

A meia dúzia de leitores desse blog já deve ter percebido que às vezes leio alguns comentaristas só para criticar. Hoje o estonteante colega uspiano Vladimir Ilitch confessa na Folha que considera o pior do movimento de 1968 foi a defesa da liberdades individuais. O bom, para ele, com certeza eram os maoístas cambodjanos que também ligaram seu nome ao maio de 68. Progresso é a motoserra, o taliban, os campos de reeducação. Partindo desse ponto de vista, ele conclui que o PV é um partido conservador - aliás para ele todo o movimento verde mundial é de direita. Há fascistas dessa laia ensinando filosofia nas universidades.

Brazilian elections

The results were the best possible. Dilma had the largest number of votes, reflecting the plausible perception that Lula ran the country fairly well. But she had fewer votes than Serra and Marina together. The polls were uniformly wrong and failed to predict a late surge towards Marina, and to a lesser extent Serra. This suggests that Serra will go after Marina's endorsement and invite the Greens to his government. A greener Psdb administration would certainly be the best for the country. Serra is the best prepared presidential candidate Brazil ever had, and the Greens also have a number of capable politicians. A stronger focus on the environment would improve domestic and foreign policies.

At least they will present a serious challenge in the runoff election. Then we will know how Dilma acts and reacts. So far she ran on the basis of Lula's support, and did not have to campaign too hard. If she passes the test of a one-on-one campaign, or if Serra fails to win Marina's voters over, then she will be the next president. A country has the government it deserves.

In the case of Brazil, it could be a lot worse. Together, the 4 far-left candidates won less than 1% of the vote. That is a small fraction of the 9 million null and blank votes. Somehow, these wingnuts manage to have their voices heard at the university. I would not even pay attention, if they weren't screaming into my ears all the time. The less educated populace somehow knows better. Who said education is the solution to all the country's problems?

Something else I almost forgot. In S Paulo at least, the old time, corrupt parties are done. Except for one or two celebrities gathering the ignorant protest vote, it's the Worker's Party, the Social Democrats, and the Greens. The others are gone. Not too soon.

02 outubro 2010

Há 5 anos: a equação parcial de Lyapunov; ou, geometria e controle

Mensagem de setembro de 2005. Quem entender, entendeu. Quem não entender, melhor.
_____________________________________________

Ontem passei um bom tempo tentando lembrar quem disse que a derivada de Lie era chamada de operador de Liouville pelos físicos. Descobri, vasculhando a biblioteca, que isso está no livro de física matemática do Thirring que eu tenho aí em casa, mas ainda não consegui ler inteiro.

A questão é que preciso resolver uma equação parcial de primeira ordem. Os livros falam muito sobre as equações de segunda ordem, mas as de primeira, que poderíamos pensar serem mais simples, não são muito discutidas. A equação de Liouville é uma das que são muito faladas. E a derivada de Lie aparece na minha equação. Apesar de ter achado a referência, ainda não sei no que isso me ajuda, nem qual a relação entre as duas.

Outro dia fui na sala do Yoshi e vi que ele tinha na mesa a autobiografia do Mark Kac, um dos fundadores da probabilidade moderna. Kac trabalhou com o Erdos, que é o fundador da área do Yoshi, e com quem o Yoshi escreveu um artigo. Mas o Kac também trabalhou com uma abordagem probabilística que é muito usada em controle e teoria das comunicações. E com uma que não é: existe uma fórmula de Feynman-Kac que deve ser importante para mim, mas eu não entendo. No livro ele fala sobre o operador de Liouville, mas não o suficiente para que eu entenda. Pena, porque me parece que o ponto de vista dele é mais próximo do meu do que os da maioria dos matemáticos (muito abstratos), físicos (muito aplicados a algum problema particular), e engenheiros (que se dividem entre os que gostariam de ter sido matemáticos, os que gostariam de ter sido físicos, e os que só querem fazer as contas). De qualquer forma é um livro fácil de ler, que me caiu em mãos na hora certa.

Com essas leituras e dando a aula de controle adaptativo, que eu já não ensinava desde o final do século passado, percebi que tem toda uma corrente de pesquisa em controle que utiliza como ferramenta a análise funcional, e não chega em lugar nenhum. O assunto é importante mas difícil. Eu até fiz um curso sobre isso em Yale, e passei por generosidade do instrutor, porque não tinha nem maturidade nem força de vontade para entender bem. Mas depois li um pouco mais e deixei de ser um total ignorante no assunto. Só que para mim ajudou pouco, e para a teoria de controle em geral acho que ajudou menos ainda. Mas só descobri isso agora. Hermann Weyl, one of the first people to combine general relativity with the laws of electromagnetism, disse mais ou menos isso: "The devil of algebra and the angel of geometry fight for the soul of every theory." Parece que pelo menos no caso do controle a álgebra abstrata conseguiu um forte aliado na análise funcional.

Para citar Henrique Pait, "Não há espetáculo mais deprimente do que um homem trabalhando com a ferramenta errada." Acho que desta vez estou trabalhando com a ferramenta certa. Inspirado por isso, acho que consegui mostrar que a equação diferencial parcial que estou estudando tem solução. Para ser mais correto, como engenheiro, consegui construir uma versão que sempre tem solução. Outras versões, que possam não ter, não me interessam.

Isso me traz próximo de exibir a solução. Não uma solução geral para todos os casos. Mas quando é possível construir uma solução explícita, o problema está resolvido. Esse é o caso dos sistemas lineares, que eu pelo menos já sei o que são. Mas também parece ser o caso de sistemas mais gerais - os tais sistemas curvos que ninguém ainda definiu. Eu acho que são aqueles que geram simetrias de uma geometria riemanniana qualquer. A geometria euclidiana é uma geometria riemanniana particular, que dá origem aos sistemas lineares. Com isso se elimina a idéia, que já semânticamente é absurda, de estudar sistemas não-lineares - sem identificar entre eles os que possam ser lineares.

Mudando de assunto, ontem era rodízio e peguei carona com o Fuad até a casa dele. De lá dei um pulinho na FNAC e comprei uma cópia de meu primeiro livro de xadrez, e até agora o melhor de todos, para dar de presente ao nosso visitante francês. Ele joga xadrez e conta que a filha, que está começando o colegial, também está se interessando muito. Eles sabem francês, devem conseguir aproveitar.

Como hoje é o dia das frases, vou descrever o livro citando o Oswald de Andrade: "Neste deserto de homens e idéias, eis que surge o cavalo Mossoró." Esse livro "Xadrez básico" é de um livro de bolso da Ediouro, totalmente downmarket, de autor outrossim desconhecido, Orfeu d'Agostini, que se apresenta como mestre nacional de xadrez, ou seja, era um enxadrista amador, médico se me lembro bem, que não tinha título nenhum. O livro explica os princípios das escolas antiga, moderna, e "hipermoderna" de xadrez de uma maneira acessível e cartesiana, muito difícil de encontrar mesmo nos livros dos mestres originais, que ele consultou. Foi divertido comprar, especialmente para dar de presente, porque eu mesmo não vou mais ler, a essa altura do campeonato. Além disso acho que foi meio surpreendente para o François, talvez não faça muito parte da cultura européia dar um livro para um colega assim sem mais nem menos.

Agora vou voltar para a equação de Lyapunov. Lembrando que originalmente o termo se refere a uma equação algébrica, mas que na verdade é uma simplificação de uma equação diferencial parcial, portanto muito mais difícil, que aparece no estudo da estabilidade de sistemas de controle. E de uma forma ou de outra vai aparecer no estudo de todas as propriedades de um sistema de controle, pois a questão é sempre descobrir quais as propriedades de um "campo de vetores", isso é, de uma regra que define a velocidade de movimento em cada ponto do espaço. A equação diferencial parcial na qual aparece a derivada de Lie expressa justamente os invariantes do campo, isto é, as propriedades que se mantém constantes ao longo do movimento do objeto estudado.

Regras de acentuação em português

É fácil acentuar palavras em português. Para saber como, é melhor pensar primeiro nas palavras sem acento.

As palavras sem acento, se terminarem com as vogais A, E, ou O - as mais comuns - tem a sílaba anterior tônica (são paroxítonas). Se a vogal for seguida pelas consoantes M ou S, nada muda - a sílaba tônica continua sendo a penúltima.

As palavras sem acento terminadas em qualquer outra letra levam ênfase na última sílaba (são oxítonas). São comuns entre as palavras de origem portuguesa as terminadas nas vogais U e I, e nas consoantes R, L, N, ou X.

As palavras com mais de uma sílaba que não estão nos 2 casos acima são acentuadas.

Quando juntas com as vogais A, E, e U, as letras I e U são semivogais, isto é, formam ditongos.

Se formarem hiatos, são acentuadas.

Essas 2 frases resumem a grande maioria das regras de acentuação, que às vezes são enunciadas de uma maneira formal e confusa. Pensando no uso habitual da língua, fica bem mais fácil lembrar quais palavras precisam do acento. Por exemplo, Pacaembu e Morumbi não levam acento, mas Canindé, Maracanã e Badaró sim.

Os únicos casos comuns que ainda CONTINUAM DÚBIOS são quando a última vogal A, E, ou O é precedida por I ou U. Para efeito de acentuação, uma boa IDEIA é considerar essas semivogais como vogais - ACENTUE como se o par formasse 2 sílabas, não um ditongo.

Uma última observação: Poderíamos usar o lembrete RLINUX para substituir o "rouxinol" ensinado antigamente nas escolas, que é impreciso. Porém não é necessário: TODAS as consoantes fora M e S trazem a tonicidade para a última sílaba. Consoantes fora R, L, N, ou X aparecem em palavras de origem não portuguesa, e em geral são pronunciadas como se houvesse um E no final, voltando a ser paroxítonas. Nomes próprios podem não seguir as regras de acentuação, mas podemos dar alguns exemplos usando nomes de políticos: Kassab, Mandic, Haddad, Maluf, Lindberg, Kubitschek, Fidel, Goldman, Sinop, Ademar, e o mais importante de todos, Xadrez.

Se houver alguma regra não explicada pelos casos acima, favor informar. São casos tão específicos que é melhor lembrar cada palavra individualmente - por exemplo rainha é um hiato sem acento.

Em quem votar? @aamadeira 4580

Um amigo tuitou que ia votar em fulano. Eu nunca ouvi falar no fulano, nada contra nem a favor. Como vou resolver, sigo esse amigo, ou sigo outro? Agora, eu acompanho os políticos, mais ou menos. Se eu não conheço os deputados, na melhor das hipóteses é uma pequena minoria que conhece.

O único modo de resolver isso é o voto distrital. Enquanto não for distrital, o voto para deputado é um voto jogado no lixo. Você lembra em quem votou para presidente há 4 anos? Se lembra, sabe se o candidato merece seu voto ou não. E entre os 3 mil e tantos candidatos a deputados, quais são os que prestam? Com o sistema atual, não dá para lembrar.

A conclusão é que o único voto útil para deputado federal é o voto dado ao candidato que defende o voto distrital. Em S Paulo, é o @aamadeira 4580. Qualquer outro voto, é jogar o voto fora esse ano, e continuar jogando o voto fora a cada 2 anos. O voto certo é Madeira. Ponto final.