Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

02 outubro 2010

Regras de acentuação em português

É fácil acentuar palavras em português. Para saber como, é melhor pensar primeiro nas palavras sem acento.

As palavras sem acento, se terminarem com as vogais A, E, ou O - as mais comuns - tem a sílaba anterior tônica (são paroxítonas). Se a vogal for seguida pelas consoantes M ou S, nada muda - a sílaba tônica continua sendo a penúltima.

As palavras sem acento terminadas em qualquer outra letra levam ênfase na última sílaba (são oxítonas). São comuns entre as palavras de origem portuguesa as terminadas nas vogais U e I, e nas consoantes R, L, N, ou X.

As palavras com mais de uma sílaba que não estão nos 2 casos acima são acentuadas.

Quando juntas com as vogais A, E, e U, as letras I e U são semivogais, isto é, formam ditongos.

Se formarem hiatos, são acentuadas.

Essas 2 frases resumem a grande maioria das regras de acentuação, que às vezes são enunciadas de uma maneira formal e confusa. Pensando no uso habitual da língua, fica bem mais fácil lembrar quais palavras precisam do acento. Por exemplo, Pacaembu e Morumbi não levam acento, mas Canindé, Maracanã e Badaró sim.

Os únicos casos comuns que ainda CONTINUAM DÚBIOS são quando a última vogal A, E, ou O é precedida por I ou U. Para efeito de acentuação, uma boa IDEIA é considerar essas semivogais como vogais - ACENTUE como se o par formasse 2 sílabas, não um ditongo.

Uma última observação: Poderíamos usar o lembrete RLINUX para substituir o "rouxinol" ensinado antigamente nas escolas, que é impreciso. Porém não é necessário: TODAS as consoantes fora M e S trazem a tonicidade para a última sílaba. Consoantes fora R, L, N, ou X aparecem em palavras de origem não portuguesa, e em geral são pronunciadas como se houvesse um E no final, voltando a ser paroxítonas. Nomes próprios podem não seguir as regras de acentuação, mas podemos dar alguns exemplos usando nomes de políticos: Kassab, Mandic, Haddad, Maluf, Lindberg, Kubitschek, Fidel, Goldman, Sinop, Ademar, e o mais importante de todos, Xadrez.

Se houver alguma regra não explicada pelos casos acima, favor informar. São casos tão específicos que é melhor lembrar cada palavra individualmente - por exemplo rainha é um hiato sem acento.

Nenhum comentário: