Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

22 fevereiro 2010

Usp Leste

Estadão diz que a Usp Leste precisa ser reinventada. De fato a Usp Leste foi criada sob pressão política, e sujeita às burocratices dos conselhos e dos regulamentos da Usp. Mas os problemas apontados por alunos, professores, e pelo editorial são todos causados pelo esnobismo dos professores universitários, pelo corporativismo dos conselhos profissionais, e pelo preconceito dos empregadores.

3 comentários:

fbirman disse...

Pelo menos em TI, existe espaço para dezenas de milhares de profissionais no mercado brasileiro. Os empregadores foram consultados?

Talvez o tipo de emprego de programador e analista seja muito pouco para a USP, que prefere formar notáveis cientistas da computação. Função para a qual existem meia dúzia de vagas na América Latina.

Felipe Pait disse...

Há muito empregador que prefere o canudo notável ao conhecimento. A Usp não se decide: para quem estuda, diz que é uma escola de elite, salto alto. Para quem paga as contas, é uma instituição com fins sociais, botinas. Para quem trabalha, um sinecura, pantufas. Como dizia o Waneck, são os camaleões do mundo moderno: mudam de cor, para não serem devorados.

Anônimo disse...

Em linhas gerais em concordo com o último comentário do Pait sobre a USP. Acho válido discutir se os cursos de Ciência da Computação do Brasil são anacrônicos, desestimulantes para os alunos, se o número de vagas é maior que a demanda da sociedade, etc. Mas acho miopia imaginar que o país precise só de programadores/analistas. Apple, Microsoft e Google são exemplos de empresas que não teriam tido sucesso sem profissionais com conhecimentos mais profundos da área (não estou dizendo que o conhecimento técnico tenha sido o único fator do sucesso dessas empresas, em alguns casos pode nem ter sido o principal).