Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

15 setembro 2014

Resolvido: as instituições políticas brasileiras são ótimas.

Com alguma relutância estou chegando à conclusão que as instituições da república brasileira são melhores que nossos políticos, e muito melhores que os eleitores. Diria até que são, não excelentes, mas ótimas: as melhores possíveis dadas as restrições impostas pela qualidade do eleitorado.

Senão vejamos. Pelo conteúdo intelectual e qualidades éticas dos comentários sobre política que a gente vê nas mídias sociais, dá para extrapolar que o país seria um lugar muito pior se os comentaristas atuassem diretamente no processo decisório. Por mais que isso pareça absurdo. O nível da campanha é baixo, e isso depõe contra os políticos, mas não tão baixo quando as falas diretas dos eleitores - e por eleitores me refiro a um subconjunto com estudo formal bem acima da média do eleitorado, que são os que escrevem coisas que chegam aos meus olhos.

Segue-se que a qualidade da política no Brasil só poderia piorar se as instituições fossem mais representativas dos eleitores, ou dos políticos. Por dura experiência dos 3 períodos de ditadura da época republicana, sabemos que também iria piorar se fossem menos representativas. Ipso facto o sistema atual é um ótimo local.

Quod erat demonstrandum.

13 setembro 2014

Liberdade sob ataque

A liberdade civil dos brasileiros está sob ataque concertado de políticos e aspirantes a políticos de diversos partidos e matizes. Vou listar aqui alguns ataques dos que tomei conhecimento.
  1. O processo criminal movido pelo Banco Central com o objetivo de calar a boca do crítico Alexandre Schwartsman.
  2. O processo movido pela campanha de Aécio contra 66 tuiteiros que ousaram criticar o candidato.
  3. O processo movido por Márcio França, candidato do PSB a vice-governador de S Paulo, contra blogueiros, pelo mesmo motivo.
  4. O programa de governo da Marina que, dizem, propõe lei que torna crime inafiançável não só a prática da discriminação racial, mas também a injúria racial. Se xingar for crime inafiançável, vamos virar um estado policial. Vai todo mundo para a cadeia e não sobre ninguém para fechar as chaves. Ou então algum tirano decide um por um quem vai para a cadeia e quem fica solto.
  5. A proposta do PT, PCdoB e PSOL e PSB para fazer um plebiscito nacional pela constituinte, rasgar a Constituição com o objetivo de instituir um regime de controle partidário da imprensa e eleições indiretas. Querem delegar a um grupo que não conhecemos o poder de manter, ou de não manter, a liberdade no Brasil. 
  6. O processo do PT contra Marina por "ferir a honra da agremiação" ao dizer que o PT não é confiável porque pôs um diretor para assaltar os cofres da Petrobrás por 12 anos.
  7. A condenação em 1a instância do Romário por ter afirmado que os donatários da CBF, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin, mereciam "estar na cadeia". O fato de que a firmação é verdadeira é defesa suficiente. O juiz decerto deu ganho aos ladrões para prolongar os custos processos judiciais. O que é custo para um, é lucro para outro.
Pela amostra, as ideias fascistizantes no Brasil vêm na maioria mas não exclusivamente da esquerda.

09 setembro 2014

Roubalheira na Petrobrás

1 - Quem lê o @diegoescosteguy já sabia da corrupção na Petrobrás antes do assunto chegar ao Supremo.

2 - E o Nassif, pago pela Petrobrás, também já sabia: matéria preparada tenta jogar a culpa no falecido Eduardo Campos. http://t.co/spXfi8Hi5f Preparada porcamente, considerando o tempo que ele teve desde que a história saiu na Época até chegar ao Supremo.....

3 - Alguns minutos antes da delação premiada, já começava o spin na imprensa chapa-branca tentando botar a culpa na imprensa, nas privatizações do Fernando Henrique, e especialmente no partido da inimiga da hora, Marina Silva. O Viomundo também já tinha matéria preparada para emporcalhar toda a república com o intuito de nivelar todos por baixo.

4 - Conversafiada copiou a tática do Nassif. Sugere que já sabiam dos roubos na Petrobrás e tinham reportagens preparadas para culpar outrem na eventualidade de o pagador da imprensa "independente" ser exposto. O PHA é vulgar, escreve xulo, para outra audiência. Deve ser jogada combinada também, acho que o cara já foi alfabetizado. Acho que o Emir Sader é diferente, um tipo mais antigo, pura ideologia extremista, como massa de manobra radical de movimento estudantil. Será que ele serve de balão de ensaio de ideias para imprensa chapa-branca? Aí precisaria da energia de uma pessoa melhor que eu para descobrir. Suponho talvez que o movimento jornalístico chapa-branca organizado dá uns trocados para o Emir Sader bolar a ideias, e copia.

5 - Improvável que o então governador de Pernambuco não tenha tido nenhuma relação estranha com a Petrobrás. A refinaria Abreu e Lima, perto de Recife, já gastou 10 vezes o orçamento inicial, muito mais do que uma refinaria semelhante custaria em países ricos. Alguma coisa vão achar, política no Brasil é corrupta e o falecido não era santo. Mas quem controla a máquina de roubalheira da Petrobrás é o governo atual, e vai usar a máquina de propaganda, não para negar e se defender, mas para avacalhar toda a república esperando que a sujeira caia igualmente em todos os lados.

Links: A refinaria Abreu e Lima da Petrobras custou 40 mil contos. Parece muita gaita. No Canadá sai por ⅓ do preço. Acho que o desvio foi mais que 3%.

6 - Na minha opinião, quem está vazando o que contra quem, e quais as responsabilidades exatas de cada um, são assuntos menores. O fato principal é que os administradores da Petrobrás aprontaram enormes esquemas de corrupção e desperdício que custam caro ao patrimônio nacional.

7 - Pior: são quantias tão grandes, e usadas de formas tão perniciosas, que põem em risco a democracia representativa (induzindo partidos inteiros a apoiarem a situação); a liberdade de imprensa (manipulando setores da imprensa tradicional e da autodenominada "independente") e até, em escala menor, a soberania nacional (desviando recursos para regimes de credenciais democráticas duvidosas e ascendência sobre setores do PT). Sobre o coronel Campos, que Allah tenha piedade da alma dele.

8 - A lição é que está na hora de trocar o governo. Menos por causa da incompetência e roubalheira na administração da Petrobrás, e mais pelo estrago que os desvios fazem nas instituições da república. Imaginem como seria se o governo ainda tivesse monopólio das comunicação, um setor muito mais crucial do que o petróleo?

9 - É por isso que jogar fora a Constituição que temos, arriscando a perder as garantias de liberdade individual e de voto direto, sou contra. Não vou dar carta em branco para nenhum político fazer isso. Nem para meus concidadãos.

08 setembro 2014

O procurador do BC é um criminoso.

O procurador do BC é um criminoso. Comete abuso de autoridade, ao tentar utilizar o sistema judiciário com o objetivo de oprimir um cidadão e privá-lo de sua liberdade de expressão individual.

Abuso de autoridade é crime: Lei de Abuso de Autoridade - Lei 4898/65. O processo movido pelo procurador-geral do BC, Isaac Sidney Menezes Ferreira, já foi julgado sem mérito pelo judiciário. O objetivo do procurador é intimidar um cidadão, usando os recursos do Estado, porque o simples ato de estar envolvido em um processo impõe graves custos e empecilhos para o indivíduo, enquanto que o procurador utiliza verbas públicas para ação judicial que tem como objetivo proteger membros da corporação do escrutínio do público. O repetido processo movidos pelo procurador, mesmo após a causa ter sido julgada improcedente, é uma intimidação que fere os direitos constitucionais.

Adicionalmente, mover um processo sem base legal, e em benefício da própria corporação, é malversação de verbas públicas e desvio de função por parte do procurador. 

Repito: o procurador-geral do BC, Isaac Sidney Menezes Ferreira, é um criminoso contumaz, que continua atentando contra a lei sem mostrar arrependimento. É essa minha opinião de engenheiro constitucionalista. O processo inicial que ele moveu por crime de opinião talvez pudesse ser desculpado como trabalho porco de um indivíduo incompetente. Depois de alertado pela justiça que o processo inicial não tinha base legal, a defesa baseada na ignorância fica prejudicada. Concluo que o crime de abuso é intencional, premeditado, e doloso.

#prontofalei Se opinião é crime, pode mandar me prender junto.

05 setembro 2014

Taxas de administração em fundos de investimento.

Taxas de administração em fundos de investimento.

Média nos EUA: por volta de 1%.
Vanguard Index Fund: 0.18%.
Regra geral: um fundo de ações administrado ativamente que cobra mais de 1.5% tem custos exorbitantes.
Fundos de renda fixa em geral cobram a metade dos fundos de ações em despesas administrativas.
Número aproximados, um artigo com números no WSJ.

Fundos no varejo no Brasil: 2.5% ou mais.
Fundos no atacado de renda variável: 1.5%.
Fundos no atacado de renda fixa: 1%.
Também números redondos, artigo na Exame para começar a ler mais.

Taxa de administração dos fundos de previdência complementar oferecidos para a comunidade da USP: 5% do aporte inicial mais 1% do valor anual. Suponho que seja um fundo ativo de investimentos mistos, mas quem entra no site da SPPREV para se informar sobre política de investimentos do fundo lê que o site estará indisponível por causa de lei eleitoral.

Descrições de um fundo com taxas semelhantes no artigo do WSJ: embarrassing, whopping, investors are getting ripped off. Acho difícil explicar esses números pela incompetência gerencial ou pelo roubo isoladamente.

03 setembro 2014

Falta de diálogo na USP: falta tolerância?

Sinceramente, a falta de diálogo na USP pode ter a ver com falta de tolerância, mas tem mais a ver com indolência, preguiça, desinteresse, e acomodação ao status quo.

Para efeito de argumentação vou separar a USP a grosso modo entre escolas profissionais, ou tradicionais, que raramente fazem greve; e escolas de filosofia, que expedem diplomas que não correspondem a profissões bem definidas, muitas das quais paradas há meses. Não é uma separação rígida nem bem definida, mas funciona como esquema para mostrar os pólos opostos.

Convém, aos professores das escolas que expedem diplomas reconhecidos e regulamentados e que não fazem greve, nem se dar ao trabalho de conversar com os das filosofias, e comodamente se sentirem mais úteis e lucrativos. E convém, aos professores das escolas que expedem diplomas que não dão empregos e que estudam assuntos que não correspondem a necessidades imediatamente remuneradoras da sociedade, continuar brandindo contra tudo-isso-que-está-aí-desde-que-Fernando-Henrique-Cabral-abriu-os-portos-ao-neoliberalismo, para justificar sua posição na torre de marfim. Para continuar recebendo para estudar (ou não) ideologias que tem pouca relação com o Brasil real.

A burocra do estamento é eficiente em evitar qualquer tentativa mais coerente de fazer uma ponte entre os 2 lados. Os alunos se deixam levar pelas conversas, e os partidecos políticos se aproveitam delas. A parte mais estruturada da burocra é a separação total entre alunos e estudos, que se faz pelos currículos rígidos e incomunicáveis entre as disciplinas diferentes. Cada professor ficar na sua área é normal - a profundidade dos estudos exige especialização; mas os alunos serem enjaulados nas grades não é. Os sindicatos expulsam os docentes contra a greve de assembleias das quais eles se auto-expulsariam de qualquer modo; mas o mecanismo mais forte para impedir o diálogo são grades do ensino, que beneficiam a toda a corporação, grevistas e trabalhadores igualmente.

01 setembro 2014

O que muda no jornal são só os obituários

A Rússia prepara tanques para invadir a região fronteiriça da Ucrânia. Após limitar direito de voto em Hong Kong, China envia tanques em preparação contra protestos. Forças de manutenção de paz das Nações Unidas abandonam os postos no Sinai Golan devido a ameaças por regimes radicais. Em resposta ao assassinato de centenas de milhares de civis na Síria e no Iraque, comissão das Nações Unidas prepara condenação de Israel, já antes de iniciar seus trabalhos.  Campus da Universidade de S Paulo amanhece semi-deserto em preparação para antevéspera de pré-feriado.

Meu tio Alex é que está certo: de um ano para outro, o que muda no jornal são só os obituários.