Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

09 setembro 2014

Roubalheira na Petrobrás

1 - Quem lê o @diegoescosteguy já sabia da corrupção na Petrobrás antes do assunto chegar ao Supremo.

2 - E o Nassif, pago pela Petrobrás, também já sabia: matéria preparada tenta jogar a culpa no falecido Eduardo Campos. http://t.co/spXfi8Hi5f Preparada porcamente, considerando o tempo que ele teve desde que a história saiu na Época até chegar ao Supremo.....

3 - Alguns minutos antes da delação premiada, já começava o spin na imprensa chapa-branca tentando botar a culpa na imprensa, nas privatizações do Fernando Henrique, e especialmente no partido da inimiga da hora, Marina Silva. O Viomundo também já tinha matéria preparada para emporcalhar toda a república com o intuito de nivelar todos por baixo.

4 - Conversafiada copiou a tática do Nassif. Sugere que já sabiam dos roubos na Petrobrás e tinham reportagens preparadas para culpar outrem na eventualidade de o pagador da imprensa "independente" ser exposto. O PHA é vulgar, escreve xulo, para outra audiência. Deve ser jogada combinada também, acho que o cara já foi alfabetizado. Acho que o Emir Sader é diferente, um tipo mais antigo, pura ideologia extremista, como massa de manobra radical de movimento estudantil. Será que ele serve de balão de ensaio de ideias para imprensa chapa-branca? Aí precisaria da energia de uma pessoa melhor que eu para descobrir. Suponho talvez que o movimento jornalístico chapa-branca organizado dá uns trocados para o Emir Sader bolar a ideias, e copia.

5 - Improvável que o então governador de Pernambuco não tenha tido nenhuma relação estranha com a Petrobrás. A refinaria Abreu e Lima, perto de Recife, já gastou 10 vezes o orçamento inicial, muito mais do que uma refinaria semelhante custaria em países ricos. Alguma coisa vão achar, política no Brasil é corrupta e o falecido não era santo. Mas quem controla a máquina de roubalheira da Petrobrás é o governo atual, e vai usar a máquina de propaganda, não para negar e se defender, mas para avacalhar toda a república esperando que a sujeira caia igualmente em todos os lados.

Links: A refinaria Abreu e Lima da Petrobras custou 40 mil contos. Parece muita gaita. No Canadá sai por ⅓ do preço. Acho que o desvio foi mais que 3%.

6 - Na minha opinião, quem está vazando o que contra quem, e quais as responsabilidades exatas de cada um, são assuntos menores. O fato principal é que os administradores da Petrobrás aprontaram enormes esquemas de corrupção e desperdício que custam caro ao patrimônio nacional.

7 - Pior: são quantias tão grandes, e usadas de formas tão perniciosas, que põem em risco a democracia representativa (induzindo partidos inteiros a apoiarem a situação); a liberdade de imprensa (manipulando setores da imprensa tradicional e da autodenominada "independente") e até, em escala menor, a soberania nacional (desviando recursos para regimes de credenciais democráticas duvidosas e ascendência sobre setores do PT). Sobre o coronel Campos, que Allah tenha piedade da alma dele.

8 - A lição é que está na hora de trocar o governo. Menos por causa da incompetência e roubalheira na administração da Petrobrás, e mais pelo estrago que os desvios fazem nas instituições da república. Imaginem como seria se o governo ainda tivesse monopólio das comunicação, um setor muito mais crucial do que o petróleo?

9 - É por isso que jogar fora a Constituição que temos, arriscando a perder as garantias de liberdade individual e de voto direto, sou contra. Não vou dar carta em branco para nenhum político fazer isso. Nem para meus concidadãos.

Nenhum comentário: