Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

15 setembro 2014

Resolvido: as instituições políticas brasileiras são ótimas.

Com alguma relutância estou chegando à conclusão que as instituições da república brasileira são melhores que nossos políticos, e muito melhores que os eleitores. Diria até que são, não excelentes, mas ótimas: as melhores possíveis dadas as restrições impostas pela qualidade do eleitorado.

Senão vejamos. Pelo conteúdo intelectual e qualidades éticas dos comentários sobre política que a gente vê nas mídias sociais, dá para extrapolar que o país seria um lugar muito pior se os comentaristas atuassem diretamente no processo decisório. Por mais que isso pareça absurdo. O nível da campanha é baixo, e isso depõe contra os políticos, mas não tão baixo quando as falas diretas dos eleitores - e por eleitores me refiro a um subconjunto com estudo formal bem acima da média do eleitorado, que são os que escrevem coisas que chegam aos meus olhos.

Segue-se que a qualidade da política no Brasil só poderia piorar se as instituições fossem mais representativas dos eleitores, ou dos políticos. Por dura experiência dos 3 períodos de ditadura da época republicana, sabemos que também iria piorar se fossem menos representativas. Ipso facto o sistema atual é um ótimo local.

Quod erat demonstrandum.

Nenhum comentário: