Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

10 janeiro 2014

El País do B

A edição brasileira do jornal espanhol tem qualidade, mas não sei qual é o público que vai ler. Qual exatamente o produto oferecido? Há 4 possibilidades:

Notícias internacionais para brasileiros. Em parte, é o que o El País do B oferece: em vez de ler os jornais em línguas estrangeira ou de depender de traduções da imprensa local, o brasileiro lê o El País em português. Talvez exista um mercado para esse jornal de qualidade, competindo com a imprensa tradicional por uma fatia de seus prejuízos, mas apesar de ser um serviço barato de tradução, e do valor da marca El País, não vejo como pode ser muito lucrativo.

Notícias brasileiras para brasileiros. Nesse setor, o El País concorre com a imprensa estabelecida com menos vantagens do que no anterior. Talvez não ter que carregar o peso das suspeitas de alinhamento político ajude; será?

Notícias brasileiras para o exterior. Esse me parece um grande filão. Não há fonte regular e confiável de notícias sobre o Brasil disponível para quem não conhece o país e o português. As agências fornecem as notícias, os dados crus, mas isso é insuficiente para entender o que acontece. Business opportunity, para quem estiver procurando.

Notícias internacionais para o exterior. Essa alternativa está aqui por completude, e como piada. Pense em alguém considerando o conceito e sorria.



Postar um comentário