Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

27 setembro 2012

Políticos na sinagoga

Existe desde pelo menos a redemocratização o hábito, talvez um pouco polêmico, de políticos em campanha visitarem sinagogas no Yom Kipur. Em geral eles escolhem os lugares grandes nos horários mais solenes, quando são vistos pelo maior número de judeus eleitores. As visitas são respeitosas e eles não abrem a boca, muito menos para pedir votos. Atualmente, autoridades eleitas às vezes fazem essas visitas nos anos ímpares, quando não há eleição.

Por 2000 anos os judeus tivemos relações de temor ou ao menos desconfiança com as autoridades. No Brasil de hoje, os políticos nos visitam, na pior das hipóteses, para pedir votos, como pedem a todos os cidadãos. Na melhor interpretação, tomam tempo dos dias atarefados apenas para mostrar respeito pelos judeus, e desta forma pela liberdade de religião e consciência em geral.

Não há o que discutir. Essas visitas são apenas positivas, e de tão positivas talvez sejam desnecessárias. Também não há problema em não mostrar a cara. Para os políticos judeus, sugiro que para ganhar votos e credibilidade com o eleitorado daria mais certo continuar na sinagoga rezando depois que os demais políticos se retiram para outras visitas e afazeres. A única outra coisa é que fiquei torcendo para o Haddad vir no final do jejum trazendo uns kibinhos, o que infelizmente não aconteceu. Ficam as sugestões para a próxima campanha.

5 comentários:

Anônimo disse...

suspeito que os politicos judeus nao ficam na sinagoga rezando depois que os politicos vao embora porque eles tem que acompanhar os mesmos politicos em outras sinagogas. literal e metaforicamente.
abs
sg

Felipe Pait disse...

Você está correto, e eles estão errados. É que os políticos, independentemente de fé ou ausência de fé, são mais tementes aos poderosos do que ao eleitor.

fbirman disse...

Minha visão talvez seja diferente e pessimista. A colônia unida mal elege um deputado federal. Somos formadores de opinião ou doadores de campanha?

Felipe Pait disse...

Discordo. A comunidade tem opiniões diversas sobre assuntos variados, e estas opiniões são bem representadas nos debates e na política, por pessoas ligadas à comunidade ou não. Não precisa de um representante específico.

Anônimo disse...

é o povo eleito, nao de eleitores.
abs
sgold