Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

04 maio 2012

Becápi da Midia

O objetivo desse post é fazer uma pergunta à Srta. Googlenice Becápi da Midia, mas aceito boas respostas de qualquer comentarista.

Vou ficar algumas semanas usando um "outro computador", que não é o meu principal. O que costumo fazer é botar todos os emails e arquivos que crio em outro computador em folders especiais, e depois transferir via nuvem ou disco externo. O método se baseia em designar um "computador principal", que sempre tem backups confiáveis. Dá certo, só que na volta fica tudo fora da organização. Então ou gasto tempo organizando, ou para aqueles itens tenho que confiar no Spotlight para encontrar.

Uma alternativa é colocar tudo no Dropbox. Daí quando eu trocar de computador os arquivos se sincronizam. Além do Dropbox, existe o Microsoft Skydrive e o Google Drive, mais baratos, mas ainda menos testados.

Um receio com Dropbox é o seguinte, me digam se é bobagem. Se eu tiver, digamos, 50GB na nuvem, o Dropbox vai sincronizando. Se ele fizer uma besteira e apagar arquivos antigos, eu não vou perceber, porque não uso regularmente. O erro vai se propagar pelas outras máquinas, e quando eu perceber os arquivos já se foram. Seria difícil, talvez impossível, recuperar. Esse receio vem de uma má experiência com o Mozy. Pode haver outros riscos: só os paranoicos sobrevivem.

Outra alternativa é ter um disco externo no bolso com todos os arquivos importantes, e considerar esse como "oficial". Esse é o que tem que ter backup. Quando for usar outro computador qualquer, conecto esse disco e trabalho em cima dele. O disco interno fica só para boot e coisas extras. Parece um pouco desajeitada, muito manual e pouco automática, mas talvez seja a melhor. Se houvesse um disco pequeno e barato, alimentado pelo bus Thunderbolt, acho que eu escolheria essa alternativa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Supondo que você tenha uma conta paga do Dropbox, por mais alguns caraminguás eles adicionam um controle de versão infinito no tempo (acho que a conta normal tem 30 dias). Eu uso o dropbox "di gratis", minha solução é fazer backups regulares para um disco externo usando rsync.

Felipe Pait disse...

O problema é que você está dando controle do seu arquivo para o Dropbox. Pago ou não pago, se eles perderem arquivos, o seu backup vai apagar os arquivos que o Dropbox perdeu, como se você tivesse apagado.

Um jeito de diminuir o problema é usar Time Machine, que guarda as versões anteriores. Mesmo assim fico com algum receio de dar controle de um arquivo para o Dropbox.

Leonardo Varuzza disse...

Oi,

Eu uso o CrashPlan, ele permite copiar automaticamente os arquivos em um HD externo, ou via rede para outro computador que tenha o programa instalado. É grátis, você só paga se usar o backup de nuvem deles.

Felipe Pait disse...

Boa sugestão. Quem só tem 1 backup não tem nenhum.

Anônimo disse...

Meus pitacos, Fritz

1. Nuvem só funciona em país desenvolvido que tem Banda Larga ou 3G rápida, barata e confiável
2. Se Dropbox quebrar, adeus arquivos. Nisso sou mais o Google

Roberto Endo