Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

21 março 2011

Terremoto no Japão: a Usp pode ajudar?

Terremoto no Japão. Deve haver muito estudante deslocado, universidade sem aula. Gente com bom currículo, futuro promissor, só que com habilidades pouco relevantes para a tarefa imediata de reconstrução. Professores também nessa situação. O problema no Japão não é dinheiro nem recursos, mas por algum tempo os recursos e as necessidades não vão estar casadas.

Podemos abrir vagas de emergência em universidades brasileiras, na Usp, especialmente na Poli? Os estudantes mudam de ares, continuam seus estudos, e contribuem para a Usp estudando conosco. Também facilita a reconstrução lá, alivia um pouco a necessidade imediata. Para a Usp, não atrapalha nada. Em alguns cursos, alguns alunos a mais. O professor fala em português, explica um pouco em inglês, quem sabe alguém ajuda em japonês, em 6 meses os alunos estão em casa. Não atrapalha nem o professor nem os outros alunos - pelo contrário, é um desafio a mais que ajuda a sair da rotina e valorizar as aulas.

Custo baixo, benefício para os 2 lados. Adaptação em S Paulo não vai ser problema para quem quiser vir. Não serão muitos - mas cada estudante ou professor que vier, é um ganho para todos. Dá certo? Se há dificuldades, são apenas burocráticas. Mais uma razão para enfrentar a burocracia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótima idéia! Poderia servir como estímulo para a iniciativa difundir-se dentro da universidade e trazermos mais estudantes estrangeiros já na graduação.

Como fazer isso sair de um post de blog?

Felipe Pait disse...

Precisa de uma mobilização de pessoas que possam por a burocra para andar. Do lado da Usp, começando pelo diretor da Poli é a pessoa certa - tuitei para ele. Do outro lado, pessoas que tenham contatos em instituições japonesas onde pode haver interessados.

Anônimo disse...

sao paulo é a maior cidade japonesa fora do japao, nao vai ser dificil a adaptação. precisa combinar com os japoneses, mas tomare que sua sugestao dê certo.
abs
sgold

Anônimo disse...

Não é melhor falar pessoalmente com o diretor da Poli (se você estiver no Brasil)? Twitter e emails são coisas muito fáceis de serem ignorados. Email já é melhor que twitter, para dar prosseguimento à proposta.

Tenho amigos que estudaram no Japão. Se a idéia der continuidade, posso contatá-los.

Torço para dar certo e para que outros funcionários da USP abracem a idéia.

Anônimo disse...

Hello there,

I have a question for the webmaster/admin here at fmpait.blogspot.com.

Can I use part of the information from your post right above if I provide a link back to this site?

Thanks,
Charlie

Unknown disse...

Quote as much as you want. I'll add a cc license on the sidebar as soon as I get my act together.