Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

07 março 2011

Rashid Khalidi no Nation

Sobre o artigo de Rashid Khalidi no Nation (link). Vale a pena ler, como o Chacra indicou, mas está cheio de erros. Os maiores na minha opinião são:

Primeiro, existe a fração da mídia ocidental que mostra os árabes como terroristas, mas não é difícil encontrar uma visão sobre o Oriente Médio rica e cheia de nuances. O exemplo melhor no Brasil é o blog do Guga Chacra! Há também colunistas no NYTimes que conhecem bem a região, para dar outro exemplo. Khalidi parece identificar "Western Media" com Fox News. Uma simplificação quase comparável a identificar muçulmanos com terroristas. (Nessa última frase pode ser lida minha opinião sobre a a imprensa de extrema direita.)

Segundo, justamente agora que os cidadãos de países árabes estão tomando a iniciativa de decidir sobre seus destinos, o artigo busca trazer o debate de volta para o colonialismo, o império Otomano, as potências europeias, e os padrões de interferência americana. Me parece, ou pelo menos tenho a esperança, que é para os termos desse debate que os jovens no Norte da África estão dizendo "Basta!"

Terceiro, Khalidi não resiste a no final invocar o conflito entre Israel e Palestina como a chave de todos os problemas do mundo árabe. Por décadas os tiranos do Oriente Médio tem usado esse conflito entre 2 dos menores países da região para adiar a solução dos problemas de países muito maiores. Os fatos parecem estar se construindo exatamente ao contrário: só após os países árabes estabelecerem regimes razoavelmente livres e democráticos é que israelenses e palestinos vão ter a possibilidade de resolverem seus conflitos com menos interferência externa negativa.

O ponto de vista expresso por Khalidi não é parte da solução. É parte do problema.

Nenhum comentário: