Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

20 julho 2010

Os cientistas

O @sgoldbaum me chamou atenção para um artigo do Roney Cytrynowicz sobre as enciclopédias em fascículos que faziam sucesso entre os geeks dos anos 70. Eu colecionei algumas delas. Acho que era mais minha mãe que gostava do conceito.

A melhor era "Os cientistas". O único arrependimento que eu tenho na vida é não ter feito todos os kits. Aliás quem bolou foi o Isaías Raw, que é primo de uma prima da minha tia. As outras enciclopédias nós já ultrapassamos agora no século 21. A wikipedia é melhor para a molecada de hoje. "Os cientistas" ainda não foi superado, em parte nenhuma do mundo até onde sei. Se alguém conhecer alguma coleção estrangeira semelhante, ponha nos comentários. Deve haver, eu desconheço.

Se nos anos 70 em vez de insistir em ensino burocrático, vestibular e cursinho, o Brasil tivesse decidido que todos os alunos de colégio iam fazer as experiências dos kits, hoje o país seria uma grande potência tecnológica e econômica. 90 milhões de kits, uma para cada brasileiro nascido depois da copa que o Pelé ganhou para os 90 milhões em ação na época, teriam custado menos que o subsídio para uma indústria qualquer: automóvel, siderurgia, armamento, vinho, você escolhe a mais improdutiva, mais custosa, ou mais poluente.
Postar um comentário