Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

20 julho 2010

Os cientistas

O @sgoldbaum me chamou atenção para um artigo do Roney Cytrynowicz sobre as enciclopédias em fascículos que faziam sucesso entre os geeks dos anos 70. Eu colecionei algumas delas. Acho que era mais minha mãe que gostava do conceito.

A melhor era "Os cientistas". O único arrependimento que eu tenho na vida é não ter feito todos os kits. Aliás quem bolou foi o Isaías Raw, que é primo de uma prima da minha tia. As outras enciclopédias nós já ultrapassamos agora no século 21. A wikipedia é melhor para a molecada de hoje. "Os cientistas" ainda não foi superado, em parte nenhuma do mundo até onde sei. Se alguém conhecer alguma coleção estrangeira semelhante, ponha nos comentários. Deve haver, eu desconheço.

Se nos anos 70 em vez de insistir em ensino burocrático, vestibular e cursinho, o Brasil tivesse decidido que todos os alunos de colégio iam fazer as experiências dos kits, hoje o país seria uma grande potência tecnológica e econômica. 90 milhões de kits, uma para cada brasileiro nascido depois da copa que o Pelé ganhou para os 90 milhões em ação na época, teriam custado menos que o subsídio para uma indústria qualquer: automóvel, siderurgia, armamento, vinho, você escolhe a mais improdutiva, mais custosa, ou mais poluente.

4 comentários:

fbirman disse...

Eu ainda tenho a coleção. Isto é, joguei fora algumas substâncias químicas. Outras peças não resistiram à umidade paulistana. A saudosa FUNBEC, sócia da Abril na empreitada, tinha uma loja na USP. Na época da Poli, cheguei a repor alguns componentes.

Confesso que tinha esquecido que era um produto 100% brasileiro. Wow!

Felipe Pait disse...

Eu doei a minha para uma escola depois de muitos anos sem uso.... dava dor na consciência ver o material lá estragando. Decerto a escola jogou fora.... valoriza mais os cálculos com polias e planos inclinados... mas pelo menos não fiquei sabendo. Se pudesse eu voltava e recuperava agora.... apesar de que estariam estragadas..... Como disse, é um arrependimento.

Anônimo disse...

é interessante uma das chamadas de divulgacao:

"aqui comeca a revolucao cientifica no Brasil"

é bem nacionalista.

hoje em dia, como seria?

"siga a trilha dos nobeis"?

abs
sgold

Felipe Pait disse...

Bom, esses caras eram os verdadeiros patriotas. Se eram nacionalistas, é uma nacionalismo bonito. Os milicos e os guerrilheiros eram uns aproveitadores oportunistas. Por isso o patriotismo cheio de ódio deles dá tanto nojo.