Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

18 outubro 2013

Rastreamento de ônibus

A Sptrans oferece um sistema de rastreamento de ônibus pela internet, Olhovivo. Sistemas desse tipo podem melhorar muito o transporte coletivo, e são usados com sucesso em lugares com transporte ainda mais problemático do que S Paulo. Saber onde o ônibus está economiza tempo e facilita muito o uso da condução. Esse sistema merece ser mais divulgado!

Mas ainda há problemas. O acesso ao sistema, através de uma página da rede pesada, tem bugs e é lento e irregular. A forma mais útil de acesso seria através de app para celular, mas as que testei não facilitam significativamente o uso.

Um problema mais sério é que o sistema nem sempre funciona. A atualização é esporádica; enquanto estava tentando usar o sistema ficou mais de meia hora sem atualizar. As informações sobre localização e horários de ônibus estavam erradas. Pior, o Olhovivo exibiu informações fictícias sobre veículos inexistentes.

(Ou isso, ou então a internet do celular TIM pifou ao mesmo tempo em que vários carros da linha quebraram no meio do trajeto. Na dúvida, escrevi o texto dia 27 de setembro mas não postei antes de confirmar. Parte dos problemas foram causados pelo cancelamento da linha Metrô V Madalena - Rio Pequeno, de propriedade da falida viação Oak Tree. Me parece que o dia 27 de setembro foi o último da operação da linha, que aparentemente foi cancelada devido ao excesso de passageiros. Hoje testei novamente e constatei os mesmo problemas - acesso lento e irregular, interface problemática e bugada, informações errôneas. Por sorte um colega passou de carro pelo ponto, me viu, e ofereceu carona. Agradeço, X!)

Nenhum comentário: