Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

22 março 2013

Obama em Jerusalém

Lindo discurso do Obama em Jerusalém. Não vou fazer nenhum comentário porque ele falou tudo que eu poderia dizer, e muito melhor. Estou cheio de orgulho do meu presidente.

Mas é interessante usar a oportunidade para olhar para a mídia brasileira. Quem quiser procurar alguma cobertura na assim-chamada "imprensa alternativa", que sempre tem algo a dizer a respeito do Oriente Médio, vai ouvir um silêncio ensurdecedor, e muito sugestivo. As reportagens dos grandes jornais também deixam a desejar, fora o @Gugachacra que modestamente concordou com os pontos do discurso em vez de dizer que foi Obama que concordou com o que ele escreve no blog.

8 comentários:

Helô disse...

Li o Estadão hoje, e eles estão cobrindo outra visita, de outro presidente, a outro país, em outro momento.

Felipe Pait disse...

Vi a chamada e nem quis ler. A Folha é pior. Mas às vezes é o silêncio que fala mais alto.

sgold disse...

parole, parole?

http://www.courrierinternational.com/breve/2013/03/22/obama-n-exige-pas-l-arret-de-la-colonisation-israelienne

é bom ver as açoes por tras das palavras?

abs
sergio

Felipe Pait disse...

Obama está certo. Quem falar ou fizer outra coisa está errado.

Eu podia analisar mais a fundo e dizer que são justamente essas exigências acompanhadas de ameaças que sempre dificultaram e atrasaram as conversas. A cada vez que alguém diz para Israel fazer uma concessão senão, os israelenses corretamente concluem que..... preciso completar? que não é paranoia.

Mas não preciso dizer. Obama disse tudo, e melhor.

sgold disse...

pait:

o que ele falou em publico importa, mas menos do que ele falou em portas fechadas.

nao se trata apenas de "virem-se como gente grande". obama e os eua estao em condicoes de exigir atitudes do governo israelense, especialmente do bibi, que nao o apoiou na ultima eleicao.

o breaking news da cnn de agora, sobre a turquia, sugere que ele realmente exigiu algumas coisas. agora sim posso ficar um pouco mais esperançoso.

att
sergio

sgold disse...

noves fora, achei a cobertura da folha muito boa, com reporteres que assistiram o discurso in loco. e concordo com o editorial sobre o assunto.

abs
sgold

Felipe Pait disse...

O que Obama falou em público é mais importante do que o que ele falou para os caciques. Fazer exigências é o que emperra a paz. Se a Turquia mudou de opinião, foi por causa de algo que os turcos ouviram de Obama, não de Israel.

O editorial da Folha erra completamente o alvo, portanto não vou ler o resto da cobertura. Em resumo, discordo completamente de tudo que você escreveu.

Entre a Folha e Barack Hussein Obama, fico com o presidente, com muita satisfação!

sgold disse...

torço para o que o obama falou em publico, mas observo o que os outros fizeram depois da visita. em suma, desejo o mesmo que voce, mas tento separar torcida de analise.

tomara que eu esteja errado quanto ao editorial da folha mas certo quanto ao que eu acho que acontece nos bastidores.

it happens.

bye bye