Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

08 março 2013

O legado do Chávez

Alguém escreveu em algum canto que Hugo Chávez apesar de seus defeitos deixa um legado.... Eis minha resposta:

Como assim as instituições permanecem? O vice-presidente não sabe quem é o presidente!

Desconheço lei venezuelana, mas numa situação normal, o vice-presidente que foi eleito para o cargo assumiria sem qualquer crise. Na Venezuela, tiveram que arrumar uma desculpa esfarrapada para dispensar a posse, e agora querem fazer uma nova eleição, porque o próprio vice não acha que tem legitimidade nenhuma - ou seja, o regime entende que o poder todo era pessoal do Chávez. Não sou eu dizendo isso, é o próprio vice!

Na minha opinião isso é um retrocesso enorme. Ainda não sabemos qual o preço que a Venezuela vai pagar pela desligitimização das instituições republicanas e pela imposição do poder pessoal. O único legado do Chávez é alertar às nossas elites para o que pode acontecer com o país se tratarem as massas como as elites latino-americanas de hábito fazem. O chavismo serve de advertência para não matarem a galinha dos ovos de ouro. Só.

6 comentários:

sgold disse...

tb nao sei de lei venezuelana, mas acho que o vice nao pode assumir porque o o presidente nao chegou a assumir.

quando o tancredo morreu, a posse do sarney tambem foi bem esquisita. ninguem sabia se podia. salvo engano meu, quem decidiu foi o "advogado" leonidas, o general.

abs
sergio

Felipe Pait disse...

Pois é, a confusão mostra meu argumento: a Venezuela retrocedeu, para onde o Brasil estava há 30 anos, quando ainda valia a constituição da ditadura.

sgold disse...

putz, justamente, a venezuela nao fez o que fizemos.

infelizmente chavez morreu antes do fim do seu tempo. vai continuar por ai'. enquanto houver bush, haverá chavez.

abs
sergio

Felipe Pait disse...

Discordo. Enquanto houver Collor e ACM, haverá Chávez. Política é sempre local.

sgold disse...

ni chavez, ni bush. a melhor coisa que pode aconatecer a um cretino é sobreviver a um golpe. o golpe de bush permitiu a chavez aprofundar autoritarismo. sempre nao se aplica sempre.
abs
sgold

Felipe Pait disse...

Aí é verdade. Da mesma forma como o Bush viveu do 911.

O pessoal das teorias conspiratórias diria que por isso o Bush deixou o bin Laden vivo. Será que o Chávez é que fraudou a eleição de 2004?