Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

14 janeiro 2010

Ainda os caças

Ainda não encontrei uma explicação sobre para qual a necessidade que o Brasil tem dos tais caças. Parece que para as forças armadas qualquer um serve e pode comprar o mais barato, ou seja, o que importa é ter os caças para dizer que tem, não o que eles são capazes de fazer. Já para o governo a decisão é política, ou seja, importa o relacionamento com quem fabrica os caças, não os aviões em si. Não sei qual marca será escolhida, mas arrisco uma previsão: só vamos receber a metade da encomenda de 3 dúzias de aviões. A outra metade será paga pelo contribuinte mas não entregue. A força aérea vai receber uma dúzia e meia de aviões, que vão ficar acumulando ferrugem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pode ser até que não se receba nenhum. Seria o cúmulo. Porém, se assim for, deve ter por motivo o fato da inexistência de qualquer potência que tenha a mínima intenção de surrupiar qualquer naco de nossas fabulosas riquezas na mão grande. Chegou um momento em que parecia que seríamos obliterados imediatamente, caso as armas não fossem compradas. Vale mesmo a pergunta: comprar tais estrovengas armadas para fazer o quê?

Felipe Pait disse...

Não sei. Por isso pus no blog. Se alguém conhecer na doutrina militar qual o cenário em que os caças poderiam vir a ser usados, por favor me informe.

Anônimo disse...

minha opiniao: os caças vao ser abatidos ainda no chao por uma esquadrilha de cupins.
abs
sgold

fbirman disse...

A gente precisa escrever "Senta a pua!" em algum lugar!

Para que os Rafales? Para substituir os Mirages.

Não me pergunte para que serviram os finados Mirages.

Felipe Pait disse...

Se for para criar cupim, era melhor Mosquito inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/De_Havilland_Mosquito. Saab é famoso por enferrujar, Renault também, Dassault deve ser parecido.

Anônimo disse...

A compra dos Rafale não deve ter sido para ajudar o Haiti. A não ser que a coisa toda tenha algo de premonitório: seriam utilizados para apoiar a assistência a uma ex-colônia francesa vitimada por terremoto escala maior que sete. Ou para mostrar aos EUA que eles podem até assumir o aeroporto de Porto Príncipe, mas os caças F-8deles a gente não compra. E mostrar que também não será uma esquadrilha de 14-Bis. Que, aliás, estrearam na França.

Anônimo disse...

pra que serviram os mirages?

entre os que deram uma voltinha neles, lembro do collor, do senna, da ana maria braga.

pelo menos é um tipo de retribuição aos contribuintes.

putz.

sgold

Felipe Pait disse...

Ou deixem a gente dar um passeio, ou façam compras com mais cuidado.