Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

12 setembro 2009

Os aviões franceses e outros caças

Nesse diz-que-diz todo, Dassault, Rafale, Boeing, Saab, ainda não vi uma explicação sobre o seguinte ponto: para que servem esses aviões?

Um caça de superioridade aérea serve para batalhas aéreas entre aviões supersônicos - tanto para defesa contra caças-bombardeiros como para escolta de aviões de ataque. Há uma única força aérea do mundo capaz de colocar aviões de combate dentro da região de atuação de um esquadrão de Rafale (ou dos concorrentes) baseado no Brasil. Só que a meia vida de um avião brasileiro num imaginado combate contra a Força Aérea americana seria de uns 4 minutos. Para defender e vigiar o espaço aéreo nas fronteiras seria muito mais útil equipar a Força Aérea com aviões não-tripulados.

Eu não vejo absolutamente nenhuma utilidade para o Brasil de um caça semi-stealth Mach 2 altamente manobrável com autonomia de mil milhas. Será que o Lula ou o Sarkô veem, ou essa mirage é só para fazer negócio? Se alguém consegue imaginar alguma situação em que esse avião possa ser necessário para o Brasil, ou mesmo algum cenário de batalha em que as Forças Armadas consigam usá-lo, por favor mostre sua criatividade nos comentários.

7 comentários:

fbirman disse...

Que tal derrubar alguns aviões do tráfico de drogas na Amazônia?
---
O que o Brasil fez com a frota de Mirage até hoje? Nada!! Bem, então vamos fazer a mesma coisa com equipamento mais novos. Aí eu te dou razão, poderia ser qualquer caça.
---
Tinha uma alternativa fantástica, jamais aceita por Amoril & Cia: Alugar aviões de Israel, que os têm em excesso. Falta até lugar para estacionar. Era dinheiro de pinga, ou melhor de schnaps.

Helô disse...

Eu não vejo nenhuma utilidade também. Sinceramente, com todo o respeito pela terra de Obelix e Asterix, nossos eternos heóis, eu acho que Sarkô convenceu os brasileiros da necessidade premente de equipar a força aérea brasileira através de um montão de sestércios.
Se tem tanto dinheiro assim em caixa, comprassem algumas dezenas de aviões não-tripulados para vigiar as fronteiras, e trouxessem algumas centenas de professores gauleses para dar aulas em nosso ensino médio, que precisa ser reequipado urgentemente. A nossa segurança nacional vem daí.

Felipe Pait disse...

1 - Derrubar aviões suspeitos de carregar drogas é perigoso e ilegal.
2 - Também é contraproducente. Correto é rastrear as rotas do tráfego e usar forças policiais para impôr a lei.
3 - Caças supersônicos não são necessários para interceptar aviões de transporte.
4 - Nem são capazes disso, por causa da alta complexidade e raio de ação limitado.
5 - Alugar aviões diretamente é complicado. O jeito de ter acesso a mais equipamento do que cabe no bolso é cooperação com outras forças armadas. Para isso esses caças de curto alcance também são inúteis, ao contrário de submarinos, porta-aviões, ou aviões de transporte.
6 - Em resumo, mesmo considerando apenas usos militares, essa compra é o pior uso possivel do $ do contribuinte.

Na minha opinião, embora dinheiro possa ter trocado de mãos, o critério foi de vaidade e "prestígio." Se querem uma explicação Freudiana, militares e civis no governo precisando de v1*g*a.

Anônimo disse...

1. sobre os caças, acho que a modernizacao da força aerea e' necessaria. dois pontos:
1a. os mirages e sucedaneos estao obsoletos, os pilotos e engenheiros militares e civis precisam acompanhar a tecnologia.
1b. a fronteira com a colombia e venezuela esta' perigosa. tanto o chavez quanto o uribe estao se armando. invasao do espaco aereo e' algo nao improvavel. e e' preciso mostrar dentes ao chavez.

2. sobre o trafico de drogas, acho que politicas de combate ao consumo pelo lado da oferta tem impacto pequeno sobre a qtde, mas grande sobre os precos. o resultado e' maior violencia urbana. tem que atuar no lado da demanda (argumento tropa de elite) e/ou regulamentar.

3. nao entendi o que e' v1*g*a, tem a ver com a estagiaria do bill clinton? ou com o charuto dele?

4. de fato, a forca naval tambem anda precisando de submarinos. nucleares. pelo que li, nao sei se a compra foi boa, ainda que necessaria.

5. por falar em amorim... o que vc achou da "corajosa" negociacao entre bretoes e libios, que resultou na liberacao do cara da lockerbie? vc acha que o brasileiro anda fazendo escola? ou, ao contrario, que anda aprendendo com os estrangeiros?

6. sobre ensino colegial... vcs viram entre les murs?

abs
sgold, se acostumando ao fuso

Felipe Pait disse...

1 - Modernização da defesa é necessária, sim.
1a - Esses Dassault também são obsoletos. O "caça de superioridade" é um conceito da guerra fria. Todo avião de guerra voando está perto da obsolescência.
1b - Sem reabastecimento aéreo e porta-aviões grandes, que não temos nem vamos ter, caças supersônicos são inúteis nas distâncias amazônicas.

2 - Concordo que o comércio de drogas deve virar monopólio estatal.

3 - Tem a ver com um órgão cuja inoperância leva políticos a fazerem bravatas com dinheiro alheio. A palavra foi com estrelinhas para driblar o filtro de spam :-)

4 - A Marinha não tem uso para submarinos nucleares. Submarinos diesel, corvetas, e fragatas leves servem para defesa do espaço marítimo e escolta de porta-aviões.

5 - Estupidez, corrupção, e imoralidade não são privilégios de nenhum político ou nação.

6 - Essa não entendi......

Anônimo disse...

1'. nao conheco a materia tao bem para contra-argumentar. a compra de avioes ia acontecer, desde a epoca do fhc. o que da' pra discutir e' a alianca com a franca. rafales podem nao ser melhores do que os f-18 ou f-19, sei lá, da boeing. mas entendo a opcao politica. talvez eu teria feito a mesma opcao.

4'. tambem nao sei muito, mas um conhecido que conhece diz que precisamos. e tem que ser nucleares. diz que tem a ver com a autonomia. sei la'.

6'. "entre les murs" e' um filme frances sobre educacao, nivel ginasial. muito bom. pra quem acha que educacao na franca e' melhor do que no brasil. bien, e' mesmo, muito melhor. mas...

abs
sgold

Felipe Pait disse...

1 - Sim, a decisão foi totalmente política.

4 - Submarino nuclear pode ficar submerso por muito tempo. Bom para esconder mísseis por exemplo. Para o Brasil?

6 - Anotada a recomendação!