Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

12 setembro 2009

Os aviões franceses e outros caças

Nesse diz-que-diz todo, Dassault, Rafale, Boeing, Saab, ainda não vi uma explicação sobre o seguinte ponto: para que servem esses aviões?

Um caça de superioridade aérea serve para batalhas aéreas entre aviões supersônicos - tanto para defesa contra caças-bombardeiros como para escolta de aviões de ataque. Há uma única força aérea do mundo capaz de colocar aviões de combate dentro da região de atuação de um esquadrão de Rafale (ou dos concorrentes) baseado no Brasil. Só que a meia vida de um avião brasileiro num imaginado combate contra a Força Aérea americana seria de uns 4 minutos. Para defender e vigiar o espaço aéreo nas fronteiras seria muito mais útil equipar a Força Aérea com aviões não-tripulados.

Eu não vejo absolutamente nenhuma utilidade para o Brasil de um caça semi-stealth Mach 2 altamente manobrável com autonomia de mil milhas. Será que o Lula ou o Sarkô veem, ou essa mirage é só para fazer negócio? Se alguém consegue imaginar alguma situação em que esse avião possa ser necessário para o Brasil, ou mesmo algum cenário de batalha em que as Forças Armadas consigam usá-lo, por favor mostre sua criatividade nos comentários.
Postar um comentário