Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

26 outubro 2009

Casa de eletricista, luz de velas

O prédio da engenharia elétrica da Usp está sem eletricidade há 24 horas. Sempre acontece quando fazem manutenção - uma busca pelas palavras "interrupção fornecimento elétrica" no meu gmail dá 15 resultados em um ano. Quem depende de email da Poli tem hoje um dia off, conforme o intuito da reitora. Marquei uma reunião no centro cultural da Vergueiro para tentar resolver a equação do post anterior.

25 outubro 2009

Four ways to solve the Bellman equation

The Bellman equation of optimal control and dynamic programming is a first-order partial differential equation of the Hamilton-Jacobi type. It can be studied by finding the Cauchy characteristic vector field in the 1-jet, resulting in the Pontryagin maximum principle. The characteristics can then be used to compute solutions by integration from boundary values. The ordinary differential equation that results cannot be projected down to the 0-jet, because the Bellman equation is nonlinear, and must be solved in the 1-jet.

For the problem of state observation the initial conditions are not known a priori and must be estimated, so the approach is of limited practical use. There are at least 4 ways to continue the study of the exterior differential system that results:
  1. Move up to the 2-jet.
  2. Use separation of variables.
  3. Define the cost geometrically as a Riemmanian geodesic energy integral.
  4. Forget about characteristics and compute symmetries.
  5. All of the above.
In the problem of state observation, the relevant case where the Bellman equation has a solution is the Kalman filter for linear systems with quadratic costs. The solution is computed by method (5) - all 4 approaches coincide. How about more general cases?

Canal da Mancha

A incrível história de Percival Milani, o colega politécnico que nadou o Canal da Mancha está no livro "Travessia do Canal da Mancha." Se ele atravessou o canal, bem que posso resolver a equação de Bellman. Mas primeiro, uma soneca.

22 outubro 2009

Feriados de dia do barnabé

Esse ano a Usp vai dar 2 feriados de dia do funcionário público não trabalhar! Segunda 26 é ponto facultativo, e não estão previstas no calendário aulas quarta dia 28. Deve ser para lembrar os 97 anos da morte de Rio Branco, como na marchinha:

Com a morte do Barão
Tivemos dois carnavá
Ai que bom, ai que gostoso!
Se morresse o marechá

Sliding modes

At a talk yesterday, I figured out what sliding mode control is: a design technique that makes what is impossible seem easy, and what is easy look difficult. Besides sliding modes, also called variable structure systems, the definition is also applicable to fuzzy logic and neural networks.

21 outubro 2009

Transporte na Usp

Talvez os 3 leitores não esperem eu falar bem da reitora nesse blog, mas o circular da Usp está funcionando direitinho ultimamente. Durante os mandatos anteriores nunca funcionou. Em breve neste blog: proposta de linha de bonde seguindo o trajeto da adutora de Cotia.

19 outubro 2009

Como chegar na Mauá

Ontem peguei o ônibus intermunicipal 494, que vai da estação de metrô Alto do Ipiranga à Escola de Engenharia Mauá. Já que não encontrei a informação na página da Mauá e o site da EMTU é difícil de usar, fica registrado aqui como serviço de utilidade pública. O motivo da visita foi o excelente Dia da Astronomia no qual a palestra da Professora Claudia Lage, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, foi particularmente interessante. (Outro dia escrevo sobre exoantropologia.)

18 outubro 2009

Dia que não existe

Hoje, domingo dia 18 de outubro de 2009, é um dia que não existe no calendário do meu Mac. Não consigo criar novos compromissos hoje, o iCal não funciona direito nas proximidades dessa data, e nem o Times Reader conseguiu baixar o jornal de domingo. Tentei reinstalar o iCal, apagar as preferências, restaurar, e nada. Só sobrou reinstalar o sistema operacional, mas aí também é demais. Usuários de Windows, regozijem-se! Foi isso mesmo que eu escrevi, reinstalar o Mac OS X. Aquilo que vocês fazem a cada vez que o Corinthians joga mal. Não reinstalei. O dia 18 de outubro vai continuar tendo inexistido. Será por causa do horário de verão? Será que o Snow Leopard 10.6.2 vai resolver? Existirá vida inteligente nos exoplanetas? Alguém tem uns convites para o Google Wave ou Google Voice sobrando?

13 outubro 2009

A Acadêmica Bertoleza e o Gigante Burocrator

A Real Imprensa Imaginária do Boupinel orgulhosamente apresenta a edição √2 do clássico instantâneo “A Acadêmica Bertoleza e o Gigante Burocrator.” Essa edição definitiva incorpora os mais hodiernos avanços da ciência e arte tipográficas, introduzidos na tradução inglesa, e algumas das ideias sem assento da rephorma orthogràphica de 1911.

O opúsculo está disponível em licença copyleft e pode ser baixado gratuitamente em formato pedefê através do link abaixo.

A_Academica_Bertoleza_e_o_Gigante_Burocrator1.414

Aproveite também para conferir na página da Real Imprensa Imaginária do Boupinel a traição do opúsculo para idioma anglo-saxão, bem como os mais recentes lançamentos dessa prestigiosa editora.

11 outubro 2009

Brancos sambando e pretos filmando


Vila Madalena em agosto. Quem diz que não há nada de democracia racial no Brasil que explique essa :-)

10 outubro 2009

Futebol é bola na rede

Acho interessante estudar futebol como história. Mas acabo de voltar do Pacaembu onde o Timão ganhou de 2x1, shows do Ronaldo, do Felipe, e do Chicão, foi uma festa. Meu palpite para o futuro é que o futebol vai voltar a ser mais uma festa e uma diversão, e menos um evento com implicações políticas. Começando pelo fato que as Copas de 2010 e 2014 (que vamos ganhar, naturalmente :-) vão ter concorrência das olimpíadas. E da torcida para o Brasil entrar para o G-XY, para o Lula ganhar algum cargo ou honraria internacional, para algum filme brasileiro ganhar o Oscar...... Outras áreas da cultura vão se futebolizar, e o futebol não vai mais ter essa obrigação toda, pode voltar a ser só bola na rede.

09 outubro 2009

Teje preso, professor!

Me ponharam trás das grades na Usp. Dizem que é coisa da segurança. Não perguntem o que fiz. A Constituição de 1988, artigo 5, linha LXIII, garante o direito de permanecer calado.

08 outubro 2009

Eleições para reitor na Usp

Pois é, lendo e ouvindo os candidatos poderíamos até imaginar o Chico Miraglia da Adusp ganhando e virando reitor. Todos dizem que ele é de longe o mais articulado dos candidatos, o menos enrolador, o que pensa a universidade e não as burocracias. Pode-se discordar dele, mas ele diz alguma coisa, e mostra seus argumentos. Seria muito saudável o sindicato dos professores ter que administrar a universidade: Viria um choque de realidade? Viriam os professores para o século 21? Para o Brasil?

Não se preocupem! Percebendo o perigo da possibilidade, mesmo que remota, de ter que se mudar para o mundo real, eis que os bolchevistas lançam a anticandidatura de Chico de Oliveira, com o objetivo de dividir os eventuais votos e eliminar qualquer risco de ter um membro da associação sindical na reitoria.

04 outubro 2009

Distribuição do Enem deve ser eletrônica

Aparentemente o furto do provão do colegial ocorreu durante a distribuição. O problema é que a distribuição em papel é lenta, abrindo uma janela de tempo com muitas oportunidades para o roubo low tech, como parece ter acontecido. A solução é simples: as provas podem ser distribuídas eletronicamente minutos antes do início das provas e impressas nos locais de realização. Qualquer atraso pontual pode ser resolvido localmente. A distribuição não precisa ser feita de forma segura: uma vez iniciada, a prova pode até ser divulgada para o público em geral. O trabalho de logística - distribuição de papel e tinta, instalação de impressoras e rede nos locais de prova - deixa de ser crítico para o sigilo da prova, e só pode se tornar mais econômico. O único ponto onde a segurança continuaria fundamental é na elaboração da prova, que parece não ter sido comprometida. Substituir o tal "consórcio" do qual os jornais estão falando por um sistema eletrônico é uma boa oportunidade de negócio para engenheiros empreendedores.

02 outubro 2009

Jogos olímpicos no rio?

Porque querer jogos olímpicos na sua cidade? Porque são uma festa. Porque não querer os jogos na sua cidade? Porque a festa sai cara.

Porque 99% dos cariocas querem os jogos no Rio? Porque vai ser uma festa, e os paulistas vão pagar a conta dos 800% de superfaturamento como pagamos os jogos panamericanos. Porque os paulistas querem os jogos no Rio? Porque sai mais em conta fazer o que os cariocas querem, se eles não estão contentes se metem em política e dá mais despesa.