Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

10 outubro 2009

Futebol é bola na rede

Acho interessante estudar futebol como história. Mas acabo de voltar do Pacaembu onde o Timão ganhou de 2x1, shows do Ronaldo, do Felipe, e do Chicão, foi uma festa. Meu palpite para o futuro é que o futebol vai voltar a ser mais uma festa e uma diversão, e menos um evento com implicações políticas. Começando pelo fato que as Copas de 2010 e 2014 (que vamos ganhar, naturalmente :-) vão ter concorrência das olimpíadas. E da torcida para o Brasil entrar para o G-XY, para o Lula ganhar algum cargo ou honraria internacional, para algum filme brasileiro ganhar o Oscar...... Outras áreas da cultura vão se futebolizar, e o futebol não vai mais ter essa obrigação toda, pode voltar a ser só bola na rede.

7 comentários:

Anônimo disse...

a questão é se os EUA finalmente vao reconhecer que futebol é muito mais interessante que basebol ou basquete.

o filme 23 anos em 7 segundos, sobre o corinthians, pode ser util. fala dos tres jogos mais importantes de toda a decada de 70, quiça do seculo: Timao 0 X 1 Palmeiras (1974, o ultimo jogo do rivelino), Timao 1 X 1 Fluminense (1976, a invasao do maracana) e, finalmente, as finais do paulistao de 1977.

Peça de colecionador, 8 reais na Av. Paulista.

abs
sgold

Felipe Pait disse...

Os americanos da classe social profissional, incluindo a maioria da região Nordeste, vão ser da turma do futebol com os pés em menos de uma geração. A questão é que esse povo não vai muito no estádio, não se entope de cerveja, e não compra o que a tv anuncia. E ainda por cima o grupo inclui um monte de judeu, indiano, e japonês sem vocação para o esporte :-)

Felipe Pait disse...

A invasão corintiana do Maracanã foi o mais importante jogo da história do futebol, e um dos mais importantes para o Corinthians.

Os 23 anos coincidem com a carreira do Pelé. O legal é que pouco corintiano guarda rancor do seu maior carrasco.

Anônimo disse...

pois é, no filme fazem referencia ao Pelé. mas omitem fatos importantes:

a. o filme dedica um modulo comovente ao Oswaldo Brandao, mas esquece de destacar que ele foi o tecnico tanto em 54 quanto em 77.

b. o filme entrevista rui rei, especificamente sobre a expulsao no inicio do ultimo jogo, mas esquece de mencionar que dois meses depois ele foi contratado pelo Vicente Matheus, e nao jogou mais do que uns poucos jogos, se tanto. carreira encerrada.

c. faz pouca referencia ao timaço da ponte preta, especialmente ao dicá, com quem todo corintiano tem uma divida moral impagavel. ouvi dizer que ele ainda vive, alcoolizado, nos bares de campinas.

abs
sgold

Anônimo disse...

ainda sobre o futebol, entendo que há apenas dois esportes nos quais quem joga melhor nao é necessariamente o vencedor. futebol e boxe. boxe deve ser o esporte que aparece com mais intensidade na literatura e no cinema. nao deve ser coincidencia. oportunidade para o futebol...
(nesse quesito, alias, natacao é chatissimo, quem nada mais rapido vence, simples assim).

Felipe Pait disse...

A vitória do Timão sobre a Ponte em 77 foi roubada.

O Corinthians quando ganha,
Alegria do povão.
O Corinthians quando perde,
O juiz é que é ladrão!

Se a vitória é roubada,
Alegria é dobrada.
Se a derrota merecida,
Pega os porco na saída!

Felipe Pait disse...

Teorema: O futebol é uma caixinha de surpresas.

Demonstração [Voeller]: Por Reductio ad absurdum, suponha que o melhor time sempre vence a copa do mundo. Então o Brasil não teria ganho 5 vezes; teria ganho todas. Quod erat demonstrandum.