Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

31 março 2009

Insanidade em Brasília

Lemos hoje nos jornais que o governo federal resolveu cortar gastos, justo agora que a economia brasileira entra em deflação. Completa insanidade. Até pouco tempo, gastavam como se não houvesse amanhã. Justo no momento em que os gastos do governo são necessários, viram hooveritas.

Isso lembra a terceira diferença entre Brasil e Estados Unidos. Nos Estados Unidos os economistas que se dizem "não Keynesianos" nunca leram Keynes. No Brasil os economistas que se dizem Keynesianos talvez tenham lido, mas não entenderam xongas.

Lula, por favor dê mais umas bofetadas nos seus economistas que são um bando de patetas! Se não couberem todos na Sealopra, mande construir um outro manicômio judiciário. É hora de fazer como o Obama: gastar em saúde e educação. Não de cortar gastos, nem de dar presentes para as fábricas de automóveis.

23 março 2009

The paper of businesspeople

Read the Wall Street Journal on the airplane - flight attendants gave them out saying "it's all bad news." This is the paper business people read - you understand how they got us in this pickle. The paper apparently still doesn't.

19 março 2009

Formatura da Poli 2008

O que falei na formatura da Poli quinta feira passada foi +- o seguinte:

laurië lantar lassi súrinen,
yéni únótimë ve rámar aldaron!
Yéni ve lintë yuldar avánier
mi oromardi lissë-miruvóreva

Mesmo quem está com o élfico - o alto élfico - meio enferrujado reconhece aquele discurso saudosista: "antigamente os engenheiros faziam projetos de verdade, a engenharia era bem remunerada, os alunos tinham interesse......." Essa jeremíada é compreensível num ser milenar, mas não é apropriada para engenheiros, que estamos sempre olhando para frente, menos ainda para quem está se formando.

Além disso não é verdadeira. Os projetos de formatura que vocês fazem são cada vez melhores. São melhores do que os de 10 anos atrás, e não vou nem comparar com o que se fazia na minha época. Vocês têm recursos que não existiam - e sabem usar. Avanço tecnológico não é isso? Disse o Mithrandir: "as coisas mudam, e o que parecia firme se mostra incerto." O que para uns é incerteza, para vocês são oportunidades.

Com a oportunidade vem uma responsabilidade. A cada mês de um aluno na USP. o contribuinte investe uns mil dólares. Para cada um, em reais, uma grosa, perdoem minha linguagem. A responsabilidade não é com os professores, e nem mesmo com a sociedade. É com vocês mesmos. Vocês sabem fazer coisas que ninguém sozinho pode ensinar. Continuem!

Um laptop por comissão

O pró~reitor de cultura e extensão da USP convocou ontem uma reunião especial com todos os membros das comissões de extensão de cada unidade para presentear cada presidente de comissão com um laptop Sony Vaio. Sony é a marca mais cara de computadores e a segunda melhor, podemos supor que o critério de compra não tenha sido licitação pelo menor preço. Corre o rumor que o pró-reitor é pré-candidato a membro da lista tríplice. Não foi anunciado nenhum programa de extensão que faça uso dos aparelhos, nem qualquer quid pro quo específico.

06 março 2009

The Day the Earth Stood Still

On the airplane I watched the remake...... just to see the Earth staying still, and to hear "Gort, Klaatu barada nikto." The Earth didn't stay still in the movie any more that my seat neighbor's toddler stood still for it (yes I traveled with a girl dancing on my lap), and Klaatu didn't need Gort, any more than we needed the remake. Having disposed of any obstacles that the original 1951 movie presented to making a cliché-only film, the directors made........... a barely glued together sequence of a clichés.

But then, last week the NYTimes printed a review of a biography of the Wittgenstein family. The biographer apparently did not realize that one of the biographed was the most important philosopher after Kohelet. With this observation one might have safely advised that the book be read for family gossip and entertainment only, or not at all. Instead the review ends with an ad hominem attack on the biographer's family morals.

Of making many books and movies there is no end, all is vanity.

03 março 2009