Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

24 setembro 2018

Todas as pessoas de bem apavoradas com a eleição no Brasil

Então vou anotar minha previsão racionalmente otimista. O País está dividido entre PT e anti-petistas, por obra conjunta de ambos os lados. O eleitor simpático ao PT vai abandonar futuros e ex-petistas e migrar para o candidato do PT, do Lula. Em breve o Haddad fica em 1o lugar nas pesquisas.

Quem não quer que o PT volte ao governo só tem uma alternativa racional, que é votar no Geraldo. O candidato da extrema direita perde do PT no 2o turno. A candidata ex-petista não vai arrebatar os votos dos anti-petistas. O coronel ex-tucano com programa à esquerda do PT também não. Os palhaços vários continuam com migalhas nas pesquisas e nas urnas. Repito: Bolsonaro perde do PT, nem Marina nem Ciro atraem os anti-petistas. Alckmin é a única opção à volta do PT à presidência. Meu palpite é que o 2o turno vai ser entre PSDB e PT, como sempre. O PSDB ganha, mas tende a fazer um governo menos bom do que seria de esperar (espero estar errado nisso).

Se o 2o turno não for assim, é porque o TSE encurtou demais a campanha, por motivos inescrutáveis, usando seus poderes excessivos. Daí fica entre Haddad e Bolsonaro. O Haddad leva, e faz um governo melhor que o esperado, deixando a esquerda tão furiosa como ficou no 1o lulato. Em S Paulo, o Dória ganha, apesar de ser meio malandro e politiqueiro, porque a malandragem dele já é conhecida do eleitor. Os demais estados estão falidos e não têm muito peso na União.

Repito: há motivo para ser racionalmente otimista. Votem portanto em bons candidatos e partidos para o legislativo.


Nenhum comentário: