Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

16 novembro 2015

A mídia manipula

Quem anda reclamando que a imprensa dá atenção ao terrorismo na França mas não ao terrorismo no Líbano, no Egito, no Kenya, na Nigéria, não passou as últimas semanas falando sobre o Líbano, o Kenya, ou a Nigéria. Estavam reclamando que os Estados Unidos e Israel não deixam os terroristas que cometeram os atentados no Líbano, no Egito, no Kenya, na Nigéria, em Israel, e na França agirem livremente.

Quem anda reclamando que a imprensa não dá destaque ao desastre ambiental em Mariana não passou os últimos meses falando sobre problemas ambientais. Estavam reclamando que a imprensa fala demais sobre problemas da Petrobrás, inclusive vazamentos de óleo e dinheiro, em vez de escrever que a culpa é exclusivamente do governo FHC.

08 novembro 2015

Viadutos

O problema de S Paulo é que a prioridade absoluta ao transporte motorizado individual, que já tem mais de 50 anos, convenceu todo mundo que o melhor é comprar carro e andar de carro sempre que possível. Mas não há espaço para tantos carros nem recursos para criar vias que os comportem.

Então os carros andam devagar e por consequência os outros meios de transporte ficam mais lentos ainda. A resposta dos planejadores tem sempre sido priorizar mais ainda o automóvel em detrimento dos demais meios. Consequentemente, mais usuários são convencidos a andar de carro e se estabelece um ciclo vicioso. A única saída é priorizar todas as outras formas de transporte: coletivos, metrô, bicicleta, e pedestres. Se isso não for feito, o trânsito continua piorando como tem piorado há décadas.

O caso do viaduto da 9 de Julho em particular precisaria ser estudado com cuidado. Não tenho informação para fazer isso. Mas em geral uma intervenção que privilegia o transporte público melhora o trânsito. Essa é a conclusão inevitável da análise de engenharia. O resto é bate-boca partidário sem maior relevância para a cidade.

05 novembro 2015

News today - taking notes.

Russia and Iran getting deeper in trouble with the Syrian civil war.
Russia's Syria force grows to 4,000, U.S. officials say http://reut.rs/1WBgR6C via @Reuters
Iranian commanders refuse orders to fight in Syria, report says http://www.jpost.com/page.aspx?pageid=7&articleid=432035
Fourth Iranian Revolutionary Guards Commander Said Killed In Syria http://www.rferl.org/content/fourth-iranian-revolutionary-guards-commander-said-killed-in-syria-soleimani/27344005.html via @RFERL
Britain, Concerned About Russian Crash, Halts Sinai Flights http://nyti.ms/1RvGYKW

(Was the Russian jet destroyed using Russian missiles?) Likewise the Saudis in Yemen.
Victory proves elusive in Saudi king's Yemen war http://reut.rs/1N8x2U6 via @Reuters

Considering that there existed no viable US strategy to prevent the war in Syria or in Yemen, the Obama strategy is having the effect of maximizing the damage to Russia, Iran, and the Saudis. That doesn't help the Syrians - nothing would - but it's best for the rest of us. Meanwhile the US has its own problems.
Heartland of Darkness http://nyti.ms/1iCXCwb via @NytimesKrugman

Explanation perhaps to be inferred from Asian-American immunity, thanks to the high value placed on education which confers similar immunity to the Jews, to the right-wing propaganda that's so damaging to the working classes.
Why Are Asian-Americans Such Loyal Democrats? http://nyti.ms/1MH2zCa