Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

08 novembro 2015

Viadutos

O problema de S Paulo é que a prioridade absoluta ao transporte motorizado individual, que já tem mais de 50 anos, convenceu todo mundo que o melhor é comprar carro e andar de carro sempre que possível. Mas não há espaço para tantos carros nem recursos para criar vias que os comportem.

Então os carros andam devagar e por consequência os outros meios de transporte ficam mais lentos ainda. A resposta dos planejadores tem sempre sido priorizar mais ainda o automóvel em detrimento dos demais meios. Consequentemente, mais usuários são convencidos a andar de carro e se estabelece um ciclo vicioso. A única saída é priorizar todas as outras formas de transporte: coletivos, metrô, bicicleta, e pedestres. Se isso não for feito, o trânsito continua piorando como tem piorado há décadas.

O caso do viaduto da 9 de Julho em particular precisaria ser estudado com cuidado. Não tenho informação para fazer isso. Mas em geral uma intervenção que privilegia o transporte público melhora o trânsito. Essa é a conclusão inevitável da análise de engenharia. O resto é bate-boca partidário sem maior relevância para a cidade.
Postar um comentário