Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

25 outubro 2015

Grotesca prova de história do Enem

História não, chama-se "Ciências humanas e suas tecnologias" (não me pergunte). Tinha muito questão inacreditavelmente ruim, e não são as questões das quais os antipetistas estão reclamando.. A prova não inspira confiança. Exemplos:

A questão que cita Zizek sobre "árabes maometanos do Afeganistão" talvez seja a mais grotesca.

Várias questões sobre filosofia abstrata, distante, Mannheim, Aldaberon de Laon (????).... Em geral muitas perguntas excessivamente "teóricas", diria até elitistas.... 

Perguntas com viés anti-estadunidense, tipo falar da crise de 2008 (que não teve muita repercussão no Brasil, ao contrário de tantas outras crises que tivemos) ou escolher uma fala de um líder angolano sobre os EUA em vez de falar sobre a África.

Elogio rasgado à lei eleitoral da ditadura Vargas, que não aplicou lei eleitoral nenhuma - e do ano de 1932, sugerindo um viés anti-paulista.

Besteirol sobre represálias econômicas entre EUA e Alemanha, um não-fato em nações próximas que praticam comércio muito livre.

Outra questão sobre África fala da 2a Guerra, na qual a África pouco participou - as questões com foco na África servem apenas para criticar o assim-chamado Ocidente, uma forma de eurocentrismo particularmente perniciosa.

Questão sobre globalização de cunho doutrinário, assim como outras sobre movimentos sociais.

Muito uso de fontes não confiáveis, parciais e ideológicas. No meio tem algumas questões que parecem razoáveis.

Nenhum comentário: