Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

11 abril 2012

Essa situação parece familiar?

Ponha cinco macacos numa jaula, pendure um cacho de bananas no teto, e deixe uma escada sob as bananas. Logo um dos macacos vai subir a escada para alcançar a banana. Assim que ele puser os pés na escada, um chuveiro joga água gelada nos macacos.

Logo depois, um outro macaco vai tentar subir a escada, com o mesmo resultado --- água gelada em cima de todos os macacos.

Desligue a água. Se algum macacos tentar subir as escadas, os outros vão segurá-lo, para evitar receber um balde de água fria na cabeça.

Tire um dos macacos da jaula. Traga um novo macaco para dentro. O macaco vê as bananas e tenta subir as escadas. Os outros macacos o seguram. Após mais uma tentativa, ele aprende que é melhor deixar as bananas onde estão.

Tire um outro macaco dos cinco originais, e traga um sétimo macaco para a jaula. Ele vai à escada, e é agarrado pelos outros macacos, inclusive o sexto, que nunca sido molhado com água fria. Tire mais um macaco e substitua por um macaco novo. Ele é atacado por quatro macacos, dois dos quais não sabem porque é proibido subir as escadas, nem fazem a menor ideia de porque estão batendo no novo macaco.

Depois de substituir o quarto e quinto macacos, nenhum dos macacos na jaula teve a experiência de ser molhado com água gelada. Mesmo assim, nenhum macaco tenta pegar as bananas ou chegar perto da escada. Porque?

"Aqui nós não fazemos as coisas desse jeito."

Um comentário:

Bernadette Mendonça disse...

Na verdade, não sei se choro ou se rio aqui. Com raras exceções, todos os projetos de pesquisa de que participei são análogos a esse "lindo cenário" de macaquices. Mas minha teimosia e vocação em subir escadas não me faz desistir (elas não sabem, tadinhas, que "aqui nós não fazemos as coisas desse jeito". E eu tremo em me lembrar que fôra, praticamente se não exatamente, essa frase que eu ouvira de um colega completamente bitolado em qualquer coisa de bizarro e pragmático que era tudo: menos resolver, de fato, problemas de pesquisa. Sinto-me atualmente na carreira acadêmica assim: ainda tentando pegar as bananas via escada, levando "baldadas impiedosas" de água fria, sempre que algum dos outros macacos falha em me impedir de subir a escada. Aliás, o trabalho dos macacos, há muito tempo, deixou de ser pegar bananas para impedir outros de pegarem bananas. Se a familiaridade era essa, captei sua mensagem. Se não era (ou se era isso e mais um pouco), lamento não interpretar as coisas do seu jeito (rs). Mas sim: é absolutamente familiar. Parabéns pelo post. Ass.: Uma estudante de doutorado dividida entra a luta em nome da vocação e a desistência em nome da saúde. Pego as bananas ou saio da jaula. Porque atualmente vivo o limbo: as baldadas de água fria, quando não vêem os pontapés. Enfim: muito bom!