Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

11 abril 2012

Essa situação parece familiar?

Ponha cinco macacos numa jaula, pendure um cacho de bananas no teto, e deixe uma escada sob as bananas. Logo um dos macacos vai subir a escada para alcançar a banana. Assim que ele puser os pés na escada, um chuveiro joga água gelada nos macacos.

Logo depois, um outro macaco vai tentar subir a escada, com o mesmo resultado --- água gelada em cima de todos os macacos.

Desligue a água. Se algum macacos tentar subir as escadas, os outros vão segurá-lo, para evitar receber um balde de água fria na cabeça.

Tire um dos macacos da jaula. Traga um novo macaco para dentro. O macaco vê as bananas e tenta subir as escadas. Os outros macacos o seguram. Após mais uma tentativa, ele aprende que é melhor deixar as bananas onde estão.

Tire um outro macaco dos cinco originais, e traga um sétimo macaco para a jaula. Ele vai à escada, e é agarrado pelos outros macacos, inclusive o sexto, que nunca sido molhado com água fria. Tire mais um macaco e substitua por um macaco novo. Ele é atacado por quatro macacos, dois dos quais não sabem porque é proibido subir as escadas, nem fazem a menor ideia de porque estão batendo no novo macaco.

Depois de substituir o quarto e quinto macacos, nenhum dos macacos na jaula teve a experiência de ser molhado com água gelada. Mesmo assim, nenhum macaco tenta pegar as bananas ou chegar perto da escada. Porque?

"Aqui nós não fazemos as coisas desse jeito."
Postar um comentário