Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

02 abril 2012

Câmeras novas

Desde o início do ano há mais câmeras a venda. Algumas novidades depois que escrevi 4 types of photo cameras são:

Fujifilm X-Pro1: a versão profissional com lente intercambiável da X100. Qualidade excelente, engenharia brilhante, preço de pro. Não tenho justificativa para gastar mais, então vou ficar com a minha X100. Mas é tentador poder carregar uma teleobjetiva leve e rápida.

Olympus OM-D: versão retro e de melhor qualidade das micro four-thirds. Ideal para quem se lembra da OM de verdade e gostou da X100. Várias vantagens em relação à Fuji, incluindo diversas lentes disponíveis, e melhor que as Olympus Pen ou Panasonic. Fotografa na chuva! Único problema: sensor usa tecnologia meio antiquada. Talvez seja o caso de esperar uma OM-D2.

Pentax K-01: o ponto forte é que usa todas a lentes com baioneta K da Pentax, e tem sensor muito melhor que a Pentax Q. Pouca vantagem em relação às reflex: o tamanho e peso não mudam muito. Várias desvantagens por não ter espelho. Design de griffe, mas esqueceram que a forma segue a função. O sujeito que desenhou foi assunto de um artigo espetacularmente mal sincronizado na revista do NYTimes: a matéria saiu no dia do anúncio dessa câmera, que vai afundar a tradicional marca Asahi Pentax de vez. Não dá para uma marca pequena ter 2 linhas de mirrorless, uma pequena demais, outra grande demais. Quando voltar a lembrança dela e de você apenas restar a mesma caixa amarela.

Canon G1 X: sensor grande, lente zoom fixa. É a câmera da Canon. A estratégia da Canon é construir um nome, usando as máquinas profissionais de altíssima qualidade, para vender telefones sem voz e câmeras para amadores que querem se fingir de pro. O problema dessa estratégia é que a faixa mais barata está sendo comida pelos telefones, e a faixa mais cara pelas câmeras sem espelho. Mas a Canon não quer vender câmera sem espelho para não comer sua própria fatia. Então a G1 X, como a Nikon 1, deixa a desejar em relação à X100 ou à OM-D. Mas com certeza é uma boa câmera para quem gosta de Canon. (Não confundir com a G12 que é um telefone mudo.)

Nenhum comentário: