Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

12 fevereiro 2011

A Poli precisa de VOCÊ!

Mandei o pedido abaixo a meus colegas de turma. Mas quem não é politécnico também pode ajudar!

Caros colegas,

Estou escrevendo para pedir ajuda.

No final do ano passado uma comissão para discutir currículos da Poli montou uma proposta que pode ser lida no link:

http://ec3.polignu.org/wp-content/uploads/2011/01/relatFlexibilizacao.pdf

A parte principal está na figura da página 4, que envio anexa. Em resumo: os cursos consistiriam de matérias básicas, matérias gerais de engenharia, e matérias na especialidade, como é hoje e sempre foi; e adicionalmente 1 MATÉRIA OPTATIVA LIVRE POR SEMESTRE e no quinto ano UM PACOTE DE MATÉRIAS ESCOLHIDO POR CADA ALUNO e voltado para um projeto de formatura.

Essa proposta essencialmente foi defendida pelos alunos, e resolveria a grande maioria dos problemas que nós conhecemos na nossa época de estudante e que se mantém quase inalterados até hoje. Por exemplo continuam havendo cursos ruins dos quais não dá para fugir porque são obrigatórios; concorrência para não pegar opções desprestigiadas; currículos rígidos e superespecializadosque não atendem os interesses de nenhum estudante, mas apenas a conveniência das burocracias. A proposta de currículo acima dá a cada estudante a possibilidade de resolver esses problemas por sua própria iniciativa.

Quem já tem rebentos na faculdade sabe que as estruturas não melhoraram muito. Quem já teve contato com universidades estrangeiras sabe que a USP poderia oferecer uma experiência muito melhor se não fossem as amarras burocráticas - há gente boa para isso, estudantes e professores. Aprovar essa proposta na comissão de flexibilização foi um passo enorme. Eu diria quase um milagre. Melhor que isso é impossível na prática.

Agora começam as complicações. As forças da inércia vão começar a se organizar para desorganizar a proposta. Seria uma melhoria enorme em relação a tudo que existe na Poli há décadas, e há gente a favor, mas a proposta não vai vencer a inércia burocrática sem pressão externa.

Só vejo um modo de levar adiante essa proposta, e depende de ex-alunos com nós - na verdade de vocês, dos ex-alunos que não são professores da Poli. Precisamos de manifestação maciça das pessoas que conhecem o curso da Poli e também a realidade do trabalho da engenharia. Então vou pedir o seguinte: entrem na página de discussões de novos currículos, chamada "EC-3":

http://www8.poli.usp.br/

e escrevam com entusiasmo a respeito da flexibilização curricular. Quanto menos o meu nome e de outros professores da Poli aparecer com relação à proposta, melhor. Depois repassem esse pedido e sugestão a colegas de outras turmas, outros anos. Contra a experiência dos engenheiros formados, a inércia não vai ter argumentos.

Escrevam! Os politécnicos das gerações futuras vão ficar enormemente gratos.

7 comentários:

Luis Kin disse...

Sobre a página que fala de Duplo Diploma para os 2 últimos anos, tendo a obrigatoriedade dos 4 primeiros (e mais pesados) na Poli: tira a importância do último ano acadêmico, mas dá a possibilidade de um eventual estágio de longa duração fora do país para quem estiver terminando de se formar, sem se preocupar com a história de semestre par, ímpar, pré-requisitos e tudo mais na volta.
Mas eu não vejo como um programa de Duplo Diploma com escolas generalistas, como as Centrales, poderia substituir o último e importante ano de TCC, estágio na área e tudo mais.
Acho que a proposta do controle e automação dos créditos livres optativos, 24 (se não me engano) ao menos nos dá a liberdade de escolher as matérias perdidas de muita importância sem muitos danos e atrasos e amarrações burocráticas.
Eu acho que o Duplo Diploma com a oportunidade dos créditos optativos usados nas matérias de extrema importância pra especialização é uma alternativa mais coerente do que a obrigatoriedade dos 4 anos e a não realização do quinto ano no Brasil.

Felipe Pait disse...

Pode ser. O ponto principal da proposta é a figurinha colorida acima. Os detalhes do texto não vão ajudar, nem atrapalhar os alunos que estudam fora. Aliás provavelmente nem vão ser discutidos. Mesmo porque a proposta aqui é flexibilização, tem outra comissão falando de diploma duplo que não vai mudar nada.

Então entre lá no site da EC3 e faça comentários a favor da flexibilização!!! E chame seus colegas para fazerem o mesmo. O sucesso da proposta depende de vocês.

Hugo Baraúna disse...

Professor, não achei a opção de criar comentários no forum. Onde está?

Felipe Pait disse...

M! Sumiu. Não sei. Tiraram o link para comentários. Como falei, as forças de atrito já estão operando.

A única ideia óbvia é comentar no site do PoliGNU:

http://ec3.polignu.org/

Fora isso não sei o que fazer. Mas esse é um site de alunos. Você tem alguma outra sugestão, melhor?

Anônimo disse...

Então fascinante este espaço está bem desenvolvido.........boa:)
Gostei muito Continua assim !!

Bruno Kawasaki disse...

Esse site do EC3 é fantástico. Não consigo logar, não consigo comentar, não tem pra quem reclamar. Viva a Poli!

Felipe Pait disse...

Bruno, peço desculpas pela falha. Os links de comentários saíram do ar. Já foi solicitada a correção, mas parece que houve algum problema que não sei explicar.