Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

01 fevereiro 2011

Mubarak = Suharto?

A melhor comparação para o final do governo Mubarak é a queda de Suharto em 1998. O Egito e a Indonesia são países populosos, com maioria islâmica e minorias significativas, toleradas e bem integradas. Nasser e Sukarno foram ditadores formalmente não-alinhados, na prática ambos fantoches soviéticos com ligações históricas ao Eixo. Mubarak, como Suharto, liderou uma longa ditadura militar com apoio americano - Suharto tomou o poder após uma guerra civil, Mubarak após os acordos de paz de Sadat que puseram fim ao nasserismo.

Em ambos os países o exército é forte, tem algum prestígio, e parece ter decidido não usar violência contra a população. Em ambos há organizações islâmicas importantes cuja existência vai ser usada pelos partidários do status quo para espalhar FUD - fear, uncertainty, and doubt. A população se cansou de um governo estável que manteve a paz, mas tornou-se cada vez mais fechado e corrupto.

Há diferenças, especialmente na economia. A Indonesia, embora bem mais pobre, tem recursos naturais e humanos. A economia do Egito depende de 4 setores: Suez, remessas de trabalhadores no Golfo, pirâmides, e ajuda militar, que geram recursos sem correspondente trabalho interno com valor adicionado. E o Egito parece ser terreno mais fértil para radicais. Mas a possibilidade de um governo periclitante, se movendo na direção de mais democracia e (lentamente) de menos corrupção, parece real.

3 comentários:

Anônimo disse...

krugman andou lendo seu blog:

http://krugman.blogs.nytimes.com/2011/02/02/marcos-suharto-mubarak/

abs
sarney

Felipe Pait disse...

É que eu chequei com minhas fontes. Ele deve ter boas fontes locais também.

Se houver distúrbios na Capitania do Grão-Pará e Maranhão, a quem consultamos?

Anônimo disse...

Unzer Shtimme?

abs
sarney