Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

17 abril 2010

Twitter ou absinto na universidade?

Marcelo Godoy, engenheiro de renome, colega politécnico, e poeta ainda não tão conhecido como merece, perguntou minha opinião sobre o uso do twitter no ensino superior. Na pergunta ele cita o report e diz que não experimentou Twitter mas usa Facebook, velho-Orkut, Gmail, listas de email, LinkedIN, Plaxo, Blackboard, Trailhead, web-pages, Buzz e Google wave que não servem para nada, além de forums divertidíssimos sobre absinto (Wormwood Society e La Fèe Verte).

Para quem interessar, seguem meus 2¢:

Acho o twitter bom porque é o mais "desfocado" de todos esses meios. Gosto mais do twitter do que do Facebook, que é o que mais uso desses canais que você citou, porque a interface é muito mais leve. É um jeito rápido de repassar por exemplo uma notícia de jornal ou um comentário que você pescou em algum lugar para as pessoas que tem seguem, e supostamente tem algum interesse comum. No twitter você nem pensa muito antes de postar ou ler, nos outros já é + trabalhoso.

Email continua indispensável, embora tenha ficado um pouco "corporativo." O pessoal da idade dos nossos alunos prefere chat ou skype, que têm a vantagem de permitir misturar texto e áudio. A grosso modo, no chat escrevem "você", quando escrevem email chamam de "o sr."

Para uso em um curso prefiro um sistema dedicado tipo moodle - não precisa ser fechado, mas dedicado. Se você está fazendo um curso (ou ensinando) melhor ter um espaço só para o curso, sem misturar com todas as outras coisas - a mistura é uma ideia do twitter, a outra é que perder uns tweets não faz diferença. Nenhuma das 2 é muito boa para um curso, afinal um curso na Usp custa uns 5 milréis para o contribuinte, deve ser tratado com carinho. A não ser que você crie uma personalidade no twitter para cada curso, mas daí faz mais sentido usar o Moodle - para quem não conhece, é uma ferramenta dedicada que constroi algo como um blog ou website para um curso, mas com ferramentas específicas que um professor e estudantes gostariam de ter.

Isso dito, acho que o professor seguir os estudantes no twitter é proveitoso. É um canal descensurado. Por exemplo se tem um aula muito chata do lado da minha sala e o aluno tuita, eu fico sabendo em tempo real ;-) Falando sério, dá para pescar quais são os assunto de interesse dos estudantes, e as preocupações. Um pouco de coisa pessoal, se o volume não for excessivo, não atrapalha. Acho útil a perspectiva dos estudantes fazendo diploma duplo na Europa, e dos formados recentemente. Vice versa também é útil, se o professor repassar coisas de interesse geral, um pouco fora do curso, os alunos pescam.

Minha opinião é essa, mas não vou ler o relatório, desculpe.

4 comentários:

Anônimo disse...

na fgv, na espm e na fea usam o blackboard, que é um sistema dedicado, razoavelmente bom, pago, por assinatura, desenvolvido no exterior. nunca entendi porque os informaticos da usp nao desenvolveram um sistema proprio. ou fizeram isso e eu nem sei.
abs
sgold

Felipe Pait disse...

Desenvolveram 2, um menos usado que outro. Melhor mesmo é usar o Moodle, que é software livre. Melhor e mais barato.

Anônimo disse...

Eu voto pelo absinto :)
A opinião de que Facebook, Orkut, listas, etc não servem para nada é sua (Pait) ou do Marcelo Godoy?
Acho o Moodle "bom o bastante" mas torço o nariz para o fato de ser em PHP. Teve um caso de Moodle da USP hackeado, mas talvez tenha sido incompetência da "Infernática" e não fragilidade do sistema. Ouvi dizer que a Federal do ABC ia usar um sistema da USP (do PCS? não lembro direito).
Se as coisas não mudaram muito na Poli na última década, alguns professores fariam melhor estudando os princípios da didática antes de aderir ao twitter (aula de caligrafia também faria bem para alguns :)
Aviso: eu me formei na Poli mas nunca tive aula com o Pait, meu comentário visa alguns dos professores que tive.

Felipe Pait disse...

Fui impreciso: a opinião do Godoy é que Google Buzz e Wave não servem para nada.
Não sei nada sobre segurança do Moodle, mas sei que os sistemas desenvolvidos na Usp foram pouco adotados.
Essa tal de didática, muitos falam e ninguém sabe o que é. Não existe teoria boa. O que existe é bom senso, que também é o que faz falta. http://fmpait.blogspot.com/2008/12/o-segredo-da-didtica.html