Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

15 dezembro 2017

Propostas de projeto de formatura 2018

1 - Máquina de fazer acarajé.

A parte mais laboriosa do preparo do acarajé é descascar o feijão-fradinho (blakc-eyed pea para quem quiser buscar também em inglês). Quem já fez sabe como é trabalhoso, e consome muita água. Quem já comeu sabe que é um excelente opção alimentar, existindo também a versão cozida no vapor, o abará, em vez de frita. Uma máquina de descascar feijão-fradinho poderia facilitar muito o trabalho das baianas e empreendedoras do ramo da comida brasileira em geral. Diria que teria um mercado pronto e faria uma contribuição social relevante. Imagino que o método ideal envolveria centrifugação, e poderia ser operado com máquinas simples e baratas.

2 - Modelo geoespacial do império português.

A inspiração para esse projeto é o site ORBIS: The Stanford Geospatial Network Model of the Roman World.

A ferramenta serve para gerar mapas de distâncias entre as províncias do império romano. O objetivo do projeto é fazer um modelo análogo para o mundo na época das navegações. Pode ser seja razoável restringir-se ao império português e talvez também ao espanhol no século XVII - seria difícil separar os impérios ibéricos nessa época, durante a qual as informações necessárias estão mais facilmente disponíveis do que nos séculos anteriores.

Os mapas servem para visualizar o comércio e as ligações entre pontos distantes dos impérios, usando "big data" para compreender a história. Perguntas típicas: as cidades litorâneas do Brasil estavam mais próximas em dias de viagem à metrópole portuguesa, ao interior do Brasil, ou à África? Como era a conexão entre as regiões que formavam o Brasil, a saber, o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão e Grão Pará? Qual a influência da Volta do Mar na viagem de Cabral?

As propostas de projeto de formatura para 2016, com exceção da 4, continuam abertas. Os robôs fofos são particularmente promissores para quem quer botar a mão na massa. Agradeço o interesse, quem quiser me contatar nas próximas semanas email é o melhor meio, ou skype felipe.pait.
Postar um comentário