Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

10 junho 2015

Listas de melhores universidades

Saiu mais uma lista de melhores universidades. Porque é matéria de jornal? Algumas dessas listas não têm metodologia nenhuma. Vocês já responderam os questionários deles? Eu já, então eles me mandam emails quando as listas ficam prontas. Perguntam para um montão de pesquisadores escolhidos a esmo quais são as melhores universidades, e fazem uma competição de popularidade.

O resultado não é totalmente aleatório - as universidades maiores têm mais votos, e também universidades das quais as pessoas gostam de falar bem. Faço uma aposta que as universidades dos países escandinavos têm um handicap nesses concursos de popularidade. E que saem na frente universidades em países ou regiões com população universitária grande, nacionalista no sentido de complexo de vira-lata, e com muito pesquisador sem mais coisa para fazer além de auto-elogios.

Os resultados não estão necessariamente errados - mas o caminho é indireto. A USP sai na frente na América Latina, por suas conhecidas qualidades, mais pelas conhecidas do que pelas qualidades. Na Ásia, as universidades japonesas saem atrás. As universidades israelenses mal aparecem nos rankings asiáticos, apesar de serem as únicas sérias do Oriente Médio, porque a população do país é pequena. Em resumo, não existe motivo para prestar muita atenção na maioria desses rankings.
Postar um comentário