Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

11 julho 2011

Decisão por pênaltis é o anti-futebol

Meta-comentários sobre a copa do mundo de futebol que terminou ontem (é isso que vocês leram; por definição copa do mundo termina quando o time do Brasil vai para casa, sejam os homens ou as mulheres).

1 - Decisão por pênaltis é o anti-futebol. No futebol de verdade quando os dois times marcam o mesmo número de gols o jogo termina empatado. Os cartolas que não têm competência para bolar um campeonato com as regras corretas estragam o torneio. Há muitas formas de fazer um torneio corretamente: pontos corridos, todos contra todos, eliminação múltipla com colchetes, chaves, sistema suíço.... O pior de todos é o "mata-mata", que ofende a essência do esporte. Até os corruptos da CBF têm aquele mínimo de competência necessário para fazer a tabela de um torneio de futebol, mas a FIFA não.

2 - Quando um time profissional faz coisas completamente inexplicáveis dá a impressão de que existe uma explicação que a gente não conhece. Uma americana pegou a bola com a mão, a outra derrubou a atacante brasileira dentro da área. Só no 2o caso houve o pênalti e a expulsão; será que o time achava que para esse jogo as regras tinham mudado? O que estava na cabeça do time alemão, que deixou as 2 melhores atacantes no banco no jogo contra o Japão?

3 - Futebol é como política: não brigue com seus amigos por causa dele. Os jogadores fazem as pazes e você perde um amigo.

Nenhum comentário: