Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

16 setembro 2015

A situação dos sírios poderia ser muito pior

Em 2007 Israel destruiu uma fábrica de armamentos nucleares fornecida pela Coreia do Norte ao ditador da Síria. Pelo que entendo a instalação destruída fica em região hoje controlada pelo Daesh, ou dipustada.

Se o então 1o ministro Olmert e o ministro da defesa Barak, apoiados por Netanyahu que era líder da oposição, não tivessem tomado a iniciativa, é bem possível que hoje tanto o governo como o ISIS teriam cesso a material nuclear com usos militares. Não há como saber qual o potencial destrutivo que o material vindo da fábrica teria hoje, nem de que formas chegariam a ser usados, mas dá para ter certeza que a situação dos sírios seria mais triste ainda.

13 setembro 2015

Qual é o problema do Brasil? #resumo

A economia está em recessão. Isso exige aumento do déficit do governo. Se os impostos não diminuírem e os investimentos não aumentarem, a arrecadação cai e o déficit aumenta igualmente.

Num prazo mais longo, as despesas públicas vão continuar aumentando. Isso exige aumento de impostos, ou corte de programas. Não imediatamente, porque teria efeito contrário do desejado sobre as contas públicas, mas assim que a recessão terminar. Até aqui, coisa de manual.

O problema é que com o governo atual o eleitor suspeita que os gastos serão roubados, e o contribuinte tem certeza que os futuros aumentos de impostos vão ser roubados antes mesmo de serem arrecadados. Então com o governo atual não há solução. #prontofalei