Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

28 agosto 2013

Uso da internet livre em provas

Minha política, declarada desde 2009: o uso da internet é livre em todas as provas que aplico. Se nos colégios da Dinamarca é assim, porque não no Brasil?

Foi um dos dois inimigos declarados de Israel

Um dos beligerantes da guerra civil na Síria atacou o próprio povo com armas químicas. Qual lado foi? O governo, secular, aliado soviético durante a guerra fria, ou a fração extremista religiosa da oposição? Cada um acusa o outro, e só temos certeza do seguinte: foi um deles, um dos dois inimigos declarados de Israel e dos Estados Unidos.

Para quem afirma que a causa do grande problema do Oriente Médio são as políticas de Israel e o apoio americano a Israel, vale repetir: "Quem usou armas químicas contra a população civil foi um dos anti-imperialistas que você defende. O poder desses grupos e regimes é resultado do apoio internacional que eles recebem. A responsabilidade é sua, assuma."

15 agosto 2013

Cada povo tem o governo que merece #prontofalei

Cada povo tem o governo que merece. Isso tem 2 corolários meio dialéticos:

1 - Por isso cada povo deve governar a si próprio. Eu não quero ter o governo que os egípcios ou os polacos merecem.

2 - Há exceções, para pior e para melhor. Nenhum povo merece ser governado pelo ditador do Sudão, da Síria, ou do Zimbabwe. É inconcebível, mas eles estão lá, autóctones, é difícil derrubar uma ditadura. Os europeus, os continentais, têm governos melhores do que merecem. É porque desde 1945 a Europa central está ocupada pelo exército americano. Se deixar, a tentação do europeu é botar de volta no poder os governos que eles merecem.

Em síntese, cada povo tem o governo que merece #prontofalei

06 agosto 2013

Aritmética eleitoral e de transportes

Um ônibus cheio leva 60 eleitores, e cada carro leva 1 eleitor apenas. O intervalo entre sucessivos veículos passando por uma rua é maior que 2 segundos. Portanto se passar um coletivo a cada 2 minutos por um corredor de ônibus, vai haver mais eleitores andando de coletivo satisfeitos com o corredor do que eleitores nos carros reclamando que os ônibus andam mais depressa do que eles.

Não é necessário PhD em engenharia, economia, ou ciência política para fazer a conta acima. Um bom colégio, como o Colégio Bandeirantes, já seria mais que suficiente.

Pode acontecer que os eleitores favoráveis ao uso do transporte individual tenham, por motivos econômicos, sociais, ou culturais, influência maior do que a refletida pelos números. Ou pode acontecer que o eleitor desprovido de automóvel não age estritamente conforme a racionalidade do homo economicus. Nesses 2 casos, que numa democracia representativa são de certa forma coincidentes, é de se esperar que alguns usuários do transporte coletivo optem por andar de carro próprio.

Consideremos que, com as hipóteses de trânsito congestionado e motoristas habilidosos, cada carro usa aproximadamente um terço do espaço de um ônibus. Se os motoristas forem menos atentos, ou se o trânsito estiver mais fluido, o tamanho dos veículos se torna menos relevante, e o intervalo entre eles tende a ser o mesmo, quer se trate de carro, quer de ônibus. Se 10% dos 60 ocupantes do coletivo passam a usar transporte individual, o número de carros na rua triplica. Daí o trânsito pára.

Foi isso que aconteceu em S Paulo nos últimos 10 anos.

Doando Transactions, outros periódicos

Estou doando IEEE Transactions on Automatic Control, SIAM Journal on Control and Optimization, Control Systems Technology, Controle e Automação, outros periódicos científicos em controle automático e assuntos afins, dezenas de números e volumes, maior parte da década de 1990. Motivo: faz anos que não abro os volumes guardados.

Se interessar a alguém, por favor me comuniquem. Em caso de silêncio, será tudo reciclado.

04 agosto 2013

Call center Vivo Ajato: vá para aquela parte

Tento ser educado com pessoas que trabalham em call center, mas às vezes é necessário abrir uma exceção. Liguei para a Vivo Ajato High Speed internet para fazer uma pergunta sobre configuração. Na 1a vez que liguei esperei, esperei, depois cortaram a ligação sem atender. Na 2a vez, a pessoa que atendeu no suporte técnico disse que não poderia fornecer informações sobre configuração. Solicitei calmamente que transferisse a ligação para alguém que tivesse a capacidade de responder. Ouvi que "aqui é sou eu mesmo, não tem ninguém no suporte técnico que pode responder perguntas sobre configuração".

Mandei a pessoa para aquela parte e bati o telefone. Que se danem. O serviço da Vivo é mesmo muito ruim. A empresa não parece ter a competência para operar o serviço de comunicações. Isso pode não justificar minha resposta mau educada, mas a Vivo merece.

Adicionalmente, nao é possível contatar a Vivo para fazer uma reclamação pelo website da empresa. Você preenche toda a página, e daí o sistema informa que não foi possível registrar o comentário. O projeto da página da rede dá a impressão de ter sido feito com má fé, para dificultar o trabalho do assinante.