A máquina de propaganda russa parece bem ineficiente. Seu foco é internacional - a imprensa interna é quase toda controlada e coagida pelo governo. A audiência internacional que assiste ou lê matérias da RT e veículos aparentados é um traço. No Brasil devem ser as caixas de ressonância da imprensa aparelhada nacional, mas o número é tão pequeno que nem dá para fazer estatística. Segundo quem conhece, o objetivo da máquina de propaganda russa é desembolsar recursos - a propaganda em si é só um pretexto.
Já o "Fifty Cent Party" chinês tem como objetivo principal espalhar boas notícias que enalteçam o Partido Comunista. O debate com os críticos e agressões a governos estrangeiros é de menor importância. Parece que o sistema chinês é maior e mais bem sucedido, ou ao menos mais eficiente na produção de matérias. Informações sobre audiência não são facilmente disponíveis.
A mídia aparelhada brasileira é um pouco diferente. Não duvido que um dos objetivos principais seja "desembolsar para embolsar", como na Rússia. Ma so objetivo principal é interno, como na China. Ela dedica mais esforços a atacar os adversários, a jogar excremento em todas as direções para dificultar a localização da sujeira, e subsidiariamente à construção de narrativas falsas e positivas para o Partido. Como ficará a mídia aparelhada com a mudança do governo? Ainda é cedo para ver as consequências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário