Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

04 junho 2016

Tudo que você sabia sobre a queda do Shah da Pérsia estava errado

Melhor artigo da semana: Carter-Khomeini talks on regime transition in Iran https://t.co/5M3oLN4Utw \\ All you thought you knew was wrong.

Explicação: O artigo deve estar certo. Carter tentou negociar com Khomeini. Kennedy também, acho que não está nesse artigo, até Bob _quase_ foi à Pérsia e encontrou membros da oposição, mas os amigos do Shah impediram. Estavam teoricamente certos porque o Shah um dia ia cair, como caiu, então os EUA precisavam abrir canal com as oposições não-soviéticas. Mas Khomeini deu um golpe em cima dos liberais e dos comunistas. Enganou americanos e russos, para orgulho e desastre do seu país. É meio absurdo, contradiz as narrativas da esquerda, da direita, do centro, e do muito pelo contrário. Ipso facto deve ser tudo verdade. All we knew was wrong.

Nem a Pérsia depende dos EUA! Foi essa a esperteza dos ayatollahs. Podem se orgulhar de terem dado um golpe nos americanos e nos russos. Para o país foi um desastre porque fuzilaram liberais e comunistas, resultando em 40 anos de ditadura teocrática. Sem amigos fortes, convidaram o louco do Saddam à guerra - um pouco mais de proximidade a EUA ou União Soviética, ou até à França ou Inglaterra, poderia ter evitado a guerra desastrosa. Khomeini foi não-alinhado 3o-mundista, o único verdadeiro talvez, o único bem sucedido com certeza. Azar dos persas.

Nenhum comentário: