Atendendo a algumas respostas apreciativas e inúmeras ignorativas, aqui está......

23 dezembro 2015

Complexidade e confiabilidade

Um avião comercial é um sistema inacreditavelmente complexo. É quase impossível para um engenheiro realmente acreditar que tantos componentes conectados de forma tão intrincada possam funcionar com perfeição. Seja como for, a indisponibilidade de um avião comercial é a grosso modo da ordem de 10^-6: a cada milhão de viagens, menos de uma é interrompida por problemas mecânicos.

Um automóvel é também um sistema complexo, embora bem mais simples que um avião. Podemos dizer que a taxa de falhas é da ordem 10^~3; um carro usado diariamente deixa o motorista na mão uma vez a cada 3 anos, ou algo assim.

Um elevador é um sistema bastante simples: uma botoeira ligada a chaves eletromecânicas, um motor de potência reduzida, e contrapesos ligados por cabos. Provavelmente você encontra o elevador do prédio parado alguns dias por ano, podemos estimar a indisponibilidade em 10^-2.

Um portão de garagem é um sistema muito simples: motor elétrico, e 2 chaves liga-desliga. A taxa de falhas tende a ser de até 10%: fica aberto dias inteiros a cada tantas semanas esperando manutenção.

Uma porteira de estacionamento é um sistema ridiculamente simples. A cancela do estacionamento do prédio de engenharia elétrica da USP está permanentemente quebrada, indisponibilidade 10^0. Tire suas próprias conclusões, e aproveite bem os feriados!

Nenhum comentário: