A diplomacia brasileira tem dado um show de incompetência. Em 2013 brigou com Obama, cancelando visita de estado. Em 2014 brigou com Israel, retirando o embaixador. Depois dos atentados terroristas em Paris, deu uma ignorativa à França. Agora conseguiu brigar com a Indonésia.
Os defensores do governo e do Itamaraty vão dizer que em um caso o Brasil estava certo, no outro era o outro país que estava errado. Mesmo se fosse verdade, não mudaria nada. O fato é que arrumamos desavença com nossos 2 mais antigos e poderosos aliados; no Levante, onde o Brasil tem crédito por se dar bem com todas as partes; e com um país grande, democrático, e pacífico, um aliado natural. Próximo passo vai ser o que, arrumar confusão com a Índia, o Japão, e o Canadá?
O objetivo da diplomacia é conseguir que o outro lado faça o que você quer, sem conflito. Em cada caso, o Brasil armou uma confusão e não obteve nada. Nota zero. O desempenho mais incompetente do Itamaraty certamente desde o governo Geisel, talvez de toda a história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário