O processo burocrático para oferecer uma matéria nova é demorado demais para o ritmo da tecnologia. No 2o semestre de 2017 vou oferecer "Tópicos de Controle Avançado". Estou considerando ignorar a ementa e escolher machine learning como tópico principal. Se houver tempo e interesse, investimos algum tempo nos tópicos antigos também. É um sacrifício de uma matéria interessante, divertida, e para mim pouco exigente. Mas para os alunos me parece um bom caminho. Se não for agora quando, e se não eu quem?
Só tem um pequeno problema: não sei nada sobre machine learning. Detalhe pouco relevante. Diz-se que a única forma de aprender um assunto é ensinando. Então sugiro que os alunos me ensinem. Quando tiverem terminado de ensinar, terão aprendido. Faz sentido - o objetivo é da escola é os alunos aprenderem, não o professor.
Motivação: dizem por aí que data science é o emprego do século 21. Diversas universidades mais ágeis administrativamente do que a USP têm criado programas em "data science" ou orientados para "big data". Machine learning são os algoritmos centrais, e as ferramentas são coisas bastante conhecidas pelos alunos do PTC. Quem estudar um pouco sai com 2 voltas de vantagem para trabalhar no assunto em qq empresa, sem necessidade de fazer uma graduação inteira no assunto.
Informações práticas:
- A matéria é a optativa com sigla PTC 2666 até 2016. Não sei a sigla em 2017. O único pré-requisito é Controle I ou equivalente. Acho razoável manter esse pré-requisito para facilitar a interação entre os colegas.
- A aprovação continua sendo pelo critério média de 3 notas: auto-avaliação, avaliação dos colegas, e avaliação do professor. Em geral as 3 são idênticas, facilitando as contas.
- Minha ideia é escolher um MOOC e fazermos todos juntos ao longo do semestre. Nas aulas discutimos o assunto visto online, e outros tópicos de interesse. Tarefas para antes do início das aulas incluem escolher o curso, a linguagem de programação a ser usada, e um livro de referência se houver.
- Por favor me informem o interesse para facilitar o planejamento. Podemos desde já ir colecionando sugestões.
- "Data science", "big data", "machine learning" não são os termos mais elegantes da língua de Camões. Por enquanto ficam como guarda-lugares provisórios, a serem substituídos quando chegar um consenso.
Aguardo retorno dos alunos interessados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário