11 agosto 2010
Trem bala
Bastante conversa sobre trem bala no Brasil. O trem bala é mais caro do que trem rápido comum, digamos N vezes. O que é mais vantajoso: 500km de trem bala ligando S Paulo com Campinas e Rio, ou N vezes 500km ligando várias capitais brasileiras? Depende do valor de N, que eu não sei. Mas vale a pena um estudo. Tenho a impressão que o "prestígio" do trem bala pode ofuscar outras possibilidades de investimento mais vantajosas. A fixação no "eixo S Paulo-Rio" também atrapalha - a concentração dos negócios nessas cidades é consequência da dificuldade de transporte, não desculpa para concentrar ainda mais. O risco é fazer algo caro que não dá certo, daí todo o transporte ferroviário fica com má fama. Me parece que a discussão sim-ou-não nos jornais é um pouco míope.
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2 comentários:
Em "CNTP", não há retorno econômico possível para esse projeto. Vou desconfiar de quem ganhar a concorrência. Provavelmente, será fruto de um acerto de contas nas Ilhas Jersey.
Por outro lado, as coisas mudam se o governo quiser fechar Congonhas e Santos Dumont. Seria em nome da 'sustentabilidade'?
Provavelmente, a construção será toda paga com $ de impostos. As passagens vão pagar só o custo de operação. Todo o transporte acaba sendo assim: rodovias, aeroportos.... Isso é insustentável, porque é um subsídio enorme ao gasto de combustíveis.
Não sei se um investimento enorme para fechar os aeroportos se justifica. Especialmente considerando que depois do investimento feito eles vão continuar abertos: os políticos e executivos não vão deixar fechar.
Melhor, acredito, seria um bom trem rápido. A maioria dos passageiros abandonariam o avião, só ficaria quem tem muita pressa ou muito $. Substituir o ônibus e o carro, isso sim ajudaria a integração das cidades, e favoreceria a desconcentração.
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